Fase continental do Sínodo sobre a Sinodalidade começa na América Latina e Caribe

Nesta quinta-feira, 17 de março, iniciou-se etapas importantes para a reunião final do Sínodo sobre a Sinodalidade na América Latina e Caribe. O encontro acontece em Bogotá (Colômbia), na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), com a participação de representantes eclesiais do Brasil, América Latina e Caribe.

A reunião visa dar continuidade ao processo de discernimento de todas as contribuições da consulta e escuta que foram realizadas anteriormente, e, em seguida, a elaboração de uma síntese continental escrita. Para essa fase continental, o Sínodo sugeriu o método da conversação espiritual, que é a busca da voz de Deus, na forma de discernimento, por meio do encontro comunitário e do diálogo.

Na última semana, representantes brasileiros, de El Salvador, República Dominicana e Equador participaram da Assembleia Regional do Cone Sul, em Brasília. O encontro possibilitou uma maior participação das igrejas particulares, com suas contribuições e reflexões.

Próximos passos

De 21 a 23 de março, os secretários-gerais e os presidentes das Conferências Episcopais irão se reunir para reler colegialmente a experiência sinodal vivida. O documento será enviado, até 31 de março de 2023, à Secretaria Geral do Sínodo para constituir, juntamente com os documentos dos outros seis continentes, a base do Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em duas etapas: outubro deste ano e em outubro de 2024.

*Informações: Vatican News