Família, um sonho de Deus

Acredito que a família é um lindo desejo de Deus. E tudo que Deus sonha já é realidade. O próprio pensar de Deus já é realidade e ato. Por isso, precisamos colaborar com esse sonho da Trindade. Esse sonho divino, que também deve ser nosso, é freqüentemente frustrado pelos nossos limites, fraquezas, carências, precipitações, egoísmos, orgulhos e tantos outros erros. Diante da nossa realidade pobre e fraca, Jesus vem ao nosso encontro e simplesmente diz:

“Permanecei no meu amor.” Jo,15-9

O que significa permanecer? Continuar, persistir, perseverar ou simplesmente estar, ficar.

Como é exigente aplicar estes verbos ao Amor. Permanecer no amor, continuar amando, persistir no amor, perseverar amando, estar no amor, ficar no amor. Mas é justamente esta postura que Deus pede de cada um de nós em nossas famílias: AMOR constante.

Você pode estar pensando: “Mas tudo tem limite.” Ou “Eu não consigo amar em determinadas situações.” Então o que fazer? Será que existe solução?

Escutemos a doce voz de Jesus nos convidando a permanecer no amor
Ele mesmo no chama a morar na casa do amor, habitar no coração Dele

Jesus nos orienta a permanecer no amor Dele e não em nosso próprio amor. Aí esta a chave! Devemos permanecer no amor de Deus revelado através de Jesus e não em nossa débil força de amar. Até no amor somos frágeis. Mas Deus é forte no amor. Jesus nos amou até a morte de Cruz e é nesse amor de cruz e vida, de morte e ressurreição que somos convidados a permanecer.

Nossa casa nunca mais será a mesma a partir do dia que permitirmos a entrada do amor de Deus em nossos corações e conseqüentemente em nossos relacionamentos familiares. Permanecendo no Amor de Jesus, amando com o amor Dele venceremos tudo. Não há pessoa pouco amável para o amor de Deus, não existe falta de perdão na expressão do amor de Jesus, não há limites no amor que o próprio Espírito Santo nos concede.

Portanto, é possível vencer escolhendo amar sempre. Escutemos a doce voz de Jesus nos convidando a permanecer no amor. Ele mesmo no chama a morar na casa do amor, habitar no coração Dele e então transformar este amor em vida. Não hesitemos em amar, existem tantas formas de amor. Peça ao Espírito Santo que mostre a você os caminhos de amor em sua casa: esperar o processo do outro. Ter paciência nos desafios familiares e domésticos. Estar disponível para o trabalho e o diálogo, mesmo depois de um dia cansativo. Ser carinhoso e terno com todos. Promover um ambiente de paz e oração. Perdoar sempre e sem demora. Acolher as fraquezas de nossos familiares… Esta lista é muito grande. Continue escrevendo em seu coração as novas posturas de amor que Deus te inspirar.

Anajúlia Gabino
Consagrada da Comunidade de Vida