Família e ação social são temas de reunião dos bispos em Roma

Os bispos do Regional Leste 2 da CNBB assistiram, nesta quinta-feira, dia 17, a apresentação do relatório do bispo diocesano de Araçuaí, dom Severino Clasen sobre o Laicato do Regional Leste 2 e suas comissões de trabalho: Juventude, Conselho de Leigos, Pastoral Familiar e  Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s).  A reunião aconteceu no Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma.

No Pontifício Conselho para a Justiça e Paz, o bispo diocesano de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, apresentou um relatório sobre a ação social da Igreja, através das  pastorais,  no Regional Leste 2. O arcebispo secretário deste Conselho, Monsenhor Mario Toso, falou da necessidade de se trabalhar a questão da doutrina social da Igreja, principalmente promovendo um aprofundamento prático da encíclia Caritas in Veritates.

No mesmo dia, os bispos estiveram no Pontifício Conselho para a Família, onde o bispo diocesano de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes, relatou a questão da família,  apontando principalmente, os desafios de atuação da Igreja. O presidente do Conselho, cardeal Ennio Antonelli, apontou as questões principais, reafirmando  que cada paróquia deve ter ao menos um núcleo de famílias bem estruturado para servir de estímulo e testemunho para todos.

À tarde, os bispos concelebram a Eucaristia nas Catacumbas de Domitila, presidida pelo vice-presidente do Regional Leste 2 da CNBB e Arcebispo metropolitano de Vitória, dom Luís Mancilha.

Acompanhe as notícias da visita a Roma: ad Limina, comunhão com o Papa Bento XVI, celebração na Basílica de São Pedro, comissão para América Latina, roteiro de visitas, audiências reservadas, reunião sobre os meios de comunicação católicos , desafios do Clero, momento de espiritualidade