.jpg)
A Igreja do Brasil nos convidou a celebrarmos, neste mês de agosto, a Semana Nacional da Família , que teve início no dia 10 e encerra-se neste sábado, dia 16. Com o tema “A Espiritualidade cristã na família: um casamento que deu certo”, a Igreja espera que as Dioceses, Paróquias e famílias reflitam sobre a vivência da espiritualidade que deve ter lugar de destaque na vida de cada pessoa.
Sabemos que a pessoa que tem uma experiência espiritual além de viver melhor sua vida é capaz também de conduzir seus projetos e relacionamentos com maior tranquilidade. Por isso, nesse tempo em que as relações humanas estão ficando cada vez mais instáveis, a Semana Nacional da Família é também oportunidade de cristianizar a vida, melhor dizendo, ter para com as pessoas atitudes que sejam cristãs. Pensando rapidamente parece ser fora de lugar a expressão cristianizar, mas quantas vezes nos chamamos cristãos, mas nossas ações não demonstram isso?
| Que nossas comunidades eclesiais sejam lugar onde cada pessoa possa trazer sua bagagem cristã para contribuir no anúncio da Boa Nova, e que cada família, seja seleiro de cristãos autênticos |
A espiritualidade cristã deve seguir os passos de Cristo, que assumiu a condição humana para levar os homens, através de uma vida justa, voltada mais para ações humanitárias e em comunidade. Na verdade, Nosso Senhor Jesus Cristo deixou-nos exemplos que seguidos nos fazem descobrir que o verdadeiro sentido da vida de cada pessoa está na busca do encontro com Deus que é Pai bondoso.
Aproveitemos essa oportunidade para revermos nossa prática de fé familiar, porque sabemos que é na família que cada pessoa deve começar sua vida cristã que sendo base deve estender-se para toda sua vida. Nesse sentido, é possível perceber que quando falta iniciação cristã na família essa lacuna para ser preenchida exige da pessoa um esforço maior para recuperar a ausência desta formação.
Que nossas comunidades eclesiais sejam lugar onde cada pessoa possa trazer sua bagagem cristã para contribuir no anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, e que cada família, vivenciando sua espiritualidade cristã, seja celeiro de cristãos autênticos, compromissados com a causa do Reino e com o cuidado dos mais necessitados. Que os frutos dessa Semana Nacional da Família sejam colhidos por cada pessoa, família e comunidade eclesial para que, iluminados pelo Espírito Santo sejamos um, para que como nós, o mundo creia.
Pe. Jorge A. Filho
Pároco da Paróquia Maria Serva do Senhor, bairro Alípio de Melo