Expovocacional: encontro de vocações

A Expovocacional foi uma rara oportunidade para o público católico que participou da Semana Missionária conhecer a pluralidade de ordens, congregações e institutos religiosos presentes na Arquidiocese de Belo Horizonte.

De acordo com os organizadores, 2.500 pessoas visitaram, diariamente, os 15 estandes montados no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas, com o objetivo de conhecer melhor sobre os carismas de cada congregação, na realização de seus trabalhos.

O contexto histórico em que a Expovocacional foi realizada , segundo o coordenador do evento padre Antônio Moacir Rocha, foi oportuno para despertar nos jovens a vontade de refletir sobre como elaborar melhor a própria vocação, além de discernir a respeito do que podem oferecer para a Igreja no serviço do ministério ordenado ou na vida consagrada.

Apresentar ao público as congregações e ordens por meio dos próprios religiosos – que conversaram com os visitantes e distribuíram material impresso sobre as várias formas de vivência da fé – no entender do sacerdote, foi um importante contraponto à realidade atual que envolve os jovens com valores muito diferentes dos cultivados pela Igreja. “Observamos uma experiência de fé fragilizada em segmentos da juventude, que obscurece o interesse pela vida religiosa. Realidade que é fruto de uma sociedade também fragilizada na vivência da Fé”, disse o sacerdote.

O trabalho de motivar os jovens a ouvir o chamado de Deus para o serviço na Igreja, contemplando especialmente os mais pobres e excluídos, é realizado regularmente durante todo o ano pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), que está pronto e sempre disposto a receber os que se mostram interessados em aprofundar o conhecimento sobre a vida religiosa.