Exposição Projetos culturais, turismo religioso, conservação preventiva de bens culturais – 16 a 30 de setembro

O Núcleo de Estudos em Pastoral da Cultura (Nepac), ligado ao Anima PUC Minas, organiza, de 16 a 30 de setembro, a exposição Projetos culturais, turismo religioso, conservação preventiva de bens culturais, na Unidade Coração Eucarístico da PUC Minas. A exposição foi preparada a partir de três objetivos: a) detalhar o projeto Guardiões do Patrimônio Cultural, b) promover a conservação preventiva dos bens culturais e c) apresentar parte da rota que integra o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) – que liga o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, ao Santuário Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil).

No dia 18, às 19h, será apresentado um caderno especial que detalha o Projeto Guardiões do Patrimônio Cultural. A partir da iniciativa, jovens  foram preparados para cuidar e preservar as riquezas histórico-culturais de suas comunidades. A primeira turma de Guardiões do Patrimônio Cultural concluiu sua formação neste mês. A formatura foi na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.  Já no dia 19, também às 19h, será detalhado um percurso do Crer, com foco na história da bem-aventurada Nhá Chica, leiga brasileira que viveu no século 18, no sul de Minas, e se notabilizou por sua fé. O processo de canonização de Nhá Chica está no Vaticano, ainda sem previsão para ser concluído.

A exposição é aberta ao público e pode ser visitada no Espaço Cultura e Fé da PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500, bairro Coração Eucarístico).