O Jornal Estado de Minas desta quinta-feira, 26 de julho, destaca o decreto que declara o conjunto paisagístico, histórico e cultural do Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo turístico de especial relevância. A assinatura do decreto será na próxima terça-feira, dia 31, com a presença do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.
A reportagem, que ganhou chamada na capa do jornal Estado de Minas e ocupa uma página inteira do caderno Gerais, destaca as belezas naturais do Santuário, onde “os visitantes têm diante dos olhos um dos cenários mais deslumbrantes de Minas”.
Também no dia 31, o governador assina a ordem de serviço para as obras do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) que ligará o Santuário da Padroeira de Minas – Nossa Senhora da Piedade ao Santuário da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida. Também será apresentada a logomarca oficial do Crer.
O Santuário Nossa Senhora da Piedade recebe peregrinos desde o século 18. Localizado no alto da Serra da Piedade, a mais de 1,7 mil metros de altitude, o Santuário aproxima fé, arte e cultura. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), o Santuário foi reconhecido como a grande maravilha da Estrada Real, pelo Instituto Estrada Real. A consagração do Estado de Minas Gerais à Nossa Senhora da Piedade foi realizada no dia 31 de julho de 1960, após decreto do Papa João XXIII, em 1958.