Você está em:

Estação da Piedade é inaugurada durante a 26ª Peregrinação das Juventudes ao Santuário da Padroeira de Minas

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais celebrou a força evangelizadora dos jovens, acolhendo a 26ª Peregrinação das Juventudes no domingo, 15 de agosto, dia em que a Igreja celebra a Assunção da Virgem Maria. A Missa, ao ar livre, presidida pelo arcebispo dom Walmor e concelebrada pelo reitor do Santuário padre Wagner Calegário, o pró-reitor, padre Felipe Carvalho de Macêdo e o diácono Noraldino Caetano, reuniu os jovens que representaram as comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. Uma data especial, marcada pela inauguração da Estação da  Piedade, com a Locomotiva da Piedade, que levará os fiéis no percurso ao ponto mais alto do Santuário, na Serra da Piedade.

A Peregrinação das Juventudes, que no período anterior à pandemia reunia, a cada ano, aproximadamente 10 mil fiéis, nesta edição de 2021, foi realizada com número limitado de participantes. Em sua homilia aos jovens, dom Walmor comparou a vida com uma viagem, que se inicia “no momento sagrado e inviolável da concepção, e transcorre no tempo que Deus nos dá”, ressaltando a importância de que seja bem cuidada para que esse tempo “seja de respeito e promoção da dignidade até o último momento, quando terminamos o tempo que Deus nos concede viver, para abrirmos à eternidade da vida que não passa”.

Da Estação da Piedade partirá a Locomotiva e as vans que levarão os fiéis ao ponto mais alto do Santuário da Padroeira de Minas Gerais

O Arcebispo comparou a Festa da Assunção de Nossa Senhora a uma estação em que a liturgia da Igreja nos traz a possibilidade bonita, com a luz da Palavra de Deus, de compreendermos o sentido da nossa vida como uma viagem, para não perdermos o rumo e termos um caminho segundo o que Deus espera de cada um de nós. “Estamos, por isso, fazendo hoje uma importante estação aqui, na Piedade, para iluminar a nossa mente e os nossos corações com a luz da Palavra Santa de Deus, compreendendo que essa verdade da nossa fé – Maria sobe aos céus de corpo e alma – ilumina o caminho da nossa vida, mostrando nesta viagem o horizonte amplo e iluminador da fé, nas bitolas da esprança e nos trilhos da caridade. Só assim conduziremos com a força necessária a locomotiva da nossa vida, na direção do amor de nosso Deus”.

Dom Walmor destacou a beleza da Festa da Assunção de Nossa Senhora recordando a passagem bíblica da visita da Virgem Maria a sua prima Isabel. “Esta festa que nos traz uma verdade da nossa fé cristã-católica, quero iluminar com a força bonita da palavra encantada de Isabel, quando recebe, na sua casa e de Zacarias, a Mãe do Senhor. Isabel elogia Maria dizendo “bem-aventurada aquela que acreditou”. E cheia do Espírito Santo com aquela presença amorosa, diz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. Dom Walmor ressaltou a força exemplar da mãe do Senhor retratada na atitude de Isabel, como indicação para o nosso caminho no horizonte da fé, da esperança e da caridade. “Isabel proclama para nós que esse é o caminho para fazermos a viagem de nossa vida, vivê-la como dom precioso que Deus nos dá e transformá-la na esperança bonita e importante de dom para os outros”.

“O horizonte da nossa vida é a nossa fé, e o horizonte da nossa fé – o Apóstolo Paulo nos recorda escrevendo no capítulo 15 da primeira Carta aos Coríntios – é Cristo que morreu e ressuscitou, abrindo para nós a possibilidade que só Ele pode nos garantir de uma vida que não passa, chamando-nos a não ter medo de viver com alegria e dignidade, com generosidade e solidariamente, e a não temer a morte porque a morte já está vencida” – ensinou o Arcebipo, reconhecendo que, humanamente, a morte será sempre dolorosa para qualquer um de nós , “como tem sido doloroso esse cenário de tantas mortes em razão da pandemia da Covid-19, das muitas mortes pela fome, das muitas mortes pela violência, das muitas mortes pelos descasos, mas o Senhor nos chama a não temer a morte, porque ele, o Cristo, a venceu. Esse é o horizonte da nossa viagem”.

Dom Walmor fez um convite especial aos jovens presentes no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e a todos que acompanharam a celebração pela TV Horizonte e Rádio América, emissoras da Padroeira de Minas, pela Rede Minas de Televisão e pelas redes sociais, para que neste dia possamos alimentar a nossa força, no caminho que percorremos, dando testemunho da força do amor de Deus na Beleza deste grande sinal que é a presença amorosa de Maria como mãe e discípula exemplar de Cristo Jesus. “Dizendo num coração só que nele cremos, que essa é a nossa fé, nela alimentamos a nossa esperança, e assumimos o compromisso de desdobrá-la na caridade solidária, marcando o coração do nosso mundo com o sabor do Evangelho”.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH