Ler a Bíblia diariamente e refletir sobre os ensinamentos de cada texto do Livro Sagrado é um caminho que traz paz, equilíbrio e muitas descobertas para o cristão que experimenta essa proximidade diária com Deus. Mas por onde devo começar a minha leitura? Na verdade, não existe uma regra, mas a biblista e doutora em teologia bíblica, Irmã Zuleica Silvano, indica alguns caminhos que podem ajudar. Acompanhe a entrevista:
Como podemos iniciar a leitura do texto bíblico como prática diária? E compreendê-lo?
A Bíblia é um livro muito próximo da gente. Se conhecermos um pouco sobre as relações humanas, sobre os conflitos nos relacionamentos humanos, ali na Bíblia, temos uma síntese de toda essa realidade. Quanto mais a gente conhece os conflitos, as alegrias, as buscas das pessoas, mais a gente entende o texto bíblico. E como devemos começar ? Começar lendo. Às vezes lemos vários comentários sobre os textos bíblicos e supomos pelo que ouvimos, ou mesmo adquirimos conhecimento pelas leituras nas Celebrações Eucarísticas, mas não temos o hábito de ler a Bíblia.
E por onde começar?
Podemos começar por textos fáceis, pelo Evangelho segundo Marcos, por exemplo, que é um Evangelho mais narrativo, às vezes começar por textos de Rute, de Jonas, que são pequenas novelas, para irmos conhecendo a Bíblia. Não devemos ler uma vez apenas, mas ler várias vezes, perceber o que a gente não entendeu direito, voltar, ler outra vez. Outra forma é por meio da Leitura Orante da Palavra que tem várias fases: o conhecimento – o que o texto diz – no sentido de um conhecimento mais teológico. Depois o que o texto diz para nós, nesse momento temos a nossa vivência da meditação e o momento da oração, o que esse texto me faz dizer a Deus por meio da oração e, por fim, a contemplação: como esse texto dará resposta para minha vivência, para eu viver a semana até o domingo onde ele será rezado junto com a comunidade. Outra forma de leitura é, justamente, começar pelo Mês da Bíblia, porque o Mês engloba a leitura de um texto geralmente pouco conhecido e nos dá várias oportunidades de aprofundamento por meio de cursos e formações. Temos também todo o conteúdo dos círculos bíblicos, uma outra forma de iniciar a leitura bíblica.
Por que a prática é importante?
A leitura da Bíblia é bastante importante dado que toda a Igreja se volta para ela, sendo a centralidade não só da nossa vida como cristão, é por meio do texto bíblico que temos um encontro, um contato maior com o próprio Jesus. Ao aderir a Jesus Cristo é necessário sermos responsáveis por nosso processo cristão. Assim, cultivamos a vivência espiritual e ética por meio desse confronto com a palavra de Deus. Os textos são confrontados com o nosso projeto de vida, com aquilo que precisamos ainda desenvolver. Com a leitura bíblica nossa mentalidade vai mudando. Sou uma estudiosa, mas a Bíblia sendo rezada, ela ultrapassa o aspecto de ser algo somente intelectual. É algo que vai nos servir na caminhada espiritual.
A quais os sinais devemos estar atentos?
A oração pode nos trazer realidades e pessoas que não conseguimos abraçar. Podemos rezar por outros, para que encontrem a luz para exercer sua missão, a leitura bíblica é um momento rico de alimentar o nosso encontro com Deus por meio da Palavra. É um instrumento para o encontro com Jesus Cristo, com a Trindade, com Deus. O importante é nos encontrarmos com o próprio Criador, escutar o que Deus pode nos falar, que tenhamos essa capacidade de escutar, vivenciar um momento de conversão.