Encontro Regional reflete as Diretrizes Nacionais da Pastoral da Educação em Belo Horizonte

Cerca de 30 pessoas entre educadores, religiosos, diáconos, leigos e padres participaram, neste fim de semana, dias 7 e 8 de março, na Casa das Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte, do Encontro Regional da Pastoral da Educação do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo).

O encontro foi conduzido pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte e bispo referencial para a Educação no Leste 2, dom João Justino de Medeiros Silva. O momento contou também com a participação do bispo auxiliar da arquidiocese de BH e presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para a Cultura e Educação, dom Joaquim Mol; do professor e assessor da Pastoral da Educação do Regional Leste 1 (Rio de Janeiro) Sérgio Maia; e da professora do Departamento de Letras do Instituto da Ciências Humanas da PUC Minas, Sandra Cavalcanti.

Durante o encontro, os participantes refletiram sobre a importância da Pastoral da Educação e o panorama da Educação no Brasil hoje, e partilharam experiências exitosas nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2 . Além disso, estudaram as Diretrizes Nacionais da Pastoral da Educação e apresentaram propostas de emenda a fim de melhorar e desenvolver a redação do texto, que será sistematizada por uma comissão de redação da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB.