Encontro reflete evangelização para a juventude

frei Inácio LarrañagaA Associação Internacional de Leigos, conhecida por  Oficinas de Oração e Vida, Área Nacional Brasil 4 (ANB 4) promove no próximo sábado, 6 de novembro, uma reunião voltada para os mais de 400 leigos que estão engajados em seu projeto de evangelização. O tema será "Os desafios para a evangelização dos jovens”. Cobrindo boa parte do território de Minas Gerais, a ANB4 é uma subdivisão da Associação Internacional.  As Oficinas de Oração e Vida objetivam, conforme descreve o próprio site da instituição, promover uma “apresentação mais vibrante e ativa de Jesus, com maior adaptação ao que, realmente, as pessoas necessitam”. O encontro será no auditório do Colégio Santa Maria , no Floresta.

De acordo com Ana Beatriz Goulart, que faz parte da coordenação da ANB 4, o evento do dia 6 é o primeiro voltado para os leigos que integram as 36 coordenações locais de Minas. O foco das discussões será a juventude. “Nosso objetivo é discutir como podemos articular e aprimorar a evangelização de jovens. É um importante momento para refletirmos nossas ações em parceria com outros movimentos evangelizadores, como a Pastoral da Crisma e a Pastoral da Juventude."

Ana Beatriz Goulart afirma que as Oficinas de Oração e Vida servem para aprofundar a espiritualidade dos participantes, levando-os a conhecer Jesus de forma mais intensa. “Estamos querendo, cada vez mais, nos aproximar daqueles que difundem a fé. As Oficinas de Oração e Vida prestam serviços às paróquias e pastorais”, comenta.

Fundadas há 25 anos pelo frei Inácio Larrañaga, sacerdote franciscano, as Oficinas de Oração e Vida receberam aprovação do Vaticano em 1997.

As inscrições para o evento que será realizado das 7h às 18h do próximo sábado, no auditório do Colégio Santa Maria, custam R$ 20 e podem ser feitas na hora. O dinheiro é para o lanche e almoço comunitário. O evento é voltado para os guias que integram a Associação Internacional. O Colégio fica na rua Jacuí, 237, Floresta. A programação completa segue abaixo.

7h - Recepção /Café.

7h30 - Abertura e Oração.

8h – A evangelização dos Jovens, segundo o Documento de Aparecida – Pe. Paulo César de Oliveira Assis, Vigário Paroquial da Igreja Santa Efigênia dos Militares.

10h – Café.

10h30 – Os desafios para a evangelização dos Adolescentes, com Fabiana Dutra e Rafael Paiva, Casal coordenador do EAC /Santa Rita.

11h30 - Almoço Interativo.

13h – Mesa Redonda: Como os jovens têm conhecido Jesus e acreditado no amor hoje?
Convidados: Prof. Camilo Lélis, Coordenador da Pastoral Universitária na PUC-Minas, Padre Roberto Rubens da Silva, Coordenador da Crisma na Arquidiocese de Belo Horizonte, Irmã Maria Lúcia Araújo Silva, Coordenadora do Instituto de Pastoral da Juventude(IPJ), ligado à CNBB – Regional Leste 2, Wendell José Santos, Coordenador do Secretariado Arquidiocesano da Juventude, Marcelinho Aro, apresentador do Programa Vai na Fé – TV Horizonte, Padre Alexandre Fernandes, Pároco da Igreja Nossa Senhora Rainha/ Belvedere, Capelão do Hospital Biocor e assessor de pastoral do Colégio Magnum Agostiniano, Unidades Cidade Nova e Buritis, Guilherme Freitas Jaber, ex-Oficinista, articulador de projetos de vídeo na Arquidiocese de BH, Geovanara da Rocha Souza , coordenadora do Shallon e membro do Camenc/Jovem, Irmã Philomena, Guia Enlace Jovem da Coordenação da CLBH 1 e Cláudio Renato, Guia e Animador de Retiros das Oficinas de Oração e Vida.

14h30 – Trabalho em Grupos: Como incrementar o chamamento, o oferecimento e a continuidade da evangelização dos jovens através dos TOV?

15h30 – café

16h – Apresentação dos Painéis/Grupos