Vindos de todas as regiões do Brasil, adolescentes protagonistas da Pastoral do Menor Nacional participam, nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro do Encontro Nacional da Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida. A atividade, que tem como tema “Política de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes – P.P.I. – Direitos, Cidadania e Protagonismo para fazer a diferença”, reunirá, em Belo Horizonte, também coordenadores e educadores da Pastoral do Menor.
Durante o Encontro, a Pastoral do Menor Nacional, juntamente com a Pastoral do Menor Regional Leste 2, trabalhará o planejamento de implantação da Política de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente nas mais diversas regiões do Brasil. A ação é um chamado ao protagonismo de adolescentes e da Igreja, unindo todos ao chamado do Papa Francisco: “Vós Sois a Luz do Mundo”.
Escola da Cidadania
O Projeto Escola da Cidadania foi criado e é realizado pela Pastoral do Menor, desde 2005, com o objetivo principal de formar adolescentes com capacidade de interferirem de forma transformadora na realidade dos territórios onde vivem. Junto disto, serem agentes formadores de outros adolescentes para o exercício pleno da cidadania.