Encontro ecumênico propõe diálogo pela paz

Dom João Justino e representantes de igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), participaram de um encontro ecumênico na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na noite de terça-feira, dia 9. Um momento de comunhão e reflexão sobre as manifestações populares nas ruas do país, à luz do Sermão da Montanha, cantado pelos corais Fran Pax, Mater Dei e Santa Bernadete.

O evento também contou com a participação de padres da Forania Nossa Senhora da Boa Viagem e representantes de quatro igrejas que,  junto com a Igreja Católica, integram o Conic: Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

“Como cristãos, devemos participar deste momento do nosso país, como portadores de uma mensagem de vida, construtores de uma sociedade, pois testemunho e exemplo são as formas mais eficazes de educação”, disse dom João Justino. O bispo também ressaltou que a promoção da paz é mais que necessária e começa em pequenos gestos cotidianos. “Para um Brasil justo, honesto, fraterno e bem-aventurado, cabe à nós, cristãos, participarmos como semeadores da paz, da justiça e da fraternidade. O resultado é certo:
seremos felizes”
.

Para o pastor Márcio Moreira, membro da Igreja Presbiteria e presidente do Conic em Minas, a paz que tanto desejamos caminha ao lado da justiça. “Que sejamos pacificadores, ajudando a construir uma pátria mais justa, na dimensão da paz. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados de filhos de Deus”.

“A sociedade brasileira acordou”, disse o pastor Rogério Graf, da Igreja Luterana. “Sofrimento, dor e marginalização despertam a fome e a sede de justiça. Mas a justiça que se deve buscar constantemente, é a justiça de Deus, que é plena e sacia”.

Os encontros, que propõem o diálogo pela paz, a concórdia e a não-violência, serão realizados por forania, com a participação de jovens e das comunidades de fé.

Dom João Justino de Medeiros Silva – Bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Pastor Márcio Moreira – IIgreja Presbiteria e presidente do Conic em Minas

Pastor Rogério Graf, da Igreja Luterana