Encontro dos Conselheiros da Rensp

Os representantes leigos e leigas de atuação pastoral e administrativa das paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp) participaram do Encontro Anual dos Conselheiros . A reunião aconteceu na Paróquia Sagrada Família, região leste de Belo Horizonte.

O padre José Januário Moreira, Vigário Episcopal e pároco da Sagrada Família acolheu a todos com o momento de espiritualidade. Em seguida, dom Geovane, bispo auxiliar da Arquidiocese de BH , reforçou a importância do trabalho do conselheiro em uma realidade paroquial. O encontro, no sábado, 30 de outubro, foi conduzido pelo Monsenhor Joel Maria dos Santos,  nomeado recentemente bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Monsenhor Joel apresentou o caminho sinodal proposto para a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em 2023 na cidade de Roma.

Conforme explicou o sacerdote, o processo de escuta e discernimento se estrutura em fases. Monsenhor Joel reforçou o convite a todo o Povo de Deus na construção do caminho missionário da Igreja. Os participantes saíram do encontro com a missão de organizar as contribuições que  formarão uma síntese, que será enviada ao Vicariato Episcopal para Ação Pastoral, responsável pela redação do documento final com as contribuições de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte.