Encontro dos Conselheiros Administrativos e Pastorais da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade

A manhã do último, sábado, 25 de maio, foi de escuta e partilha no II Encontro dos Conselheiros Administrativos e Pastorais das paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (RENSP).

Na primeira parte do encontro, dom Geovane Luís, bispo auxiliar para a RENSP conduziu um profundo momento de espiritualidade e refletiu sobre os conflitos das comunidades. O bispo convidou cada um a entender os próprios conflitos internos, para que assim possam compreender os conflitos externos existentes nas comunidades. Dom Geovane reforçou a importância da missão dos conselheiros dentro da comunidade de fé juntamente com os padres e os demais leigos e destacou que os bispos precisam do apoio dos demais integrantes da comunidade para que o trabalho aconteça de fato.

Padre José Januário, vigário Episcopal, iniciou o encontro acolhendo todos os representantes das paróquias, que se apresentaram um a um. Ao todo, participaram 72 pessoas representando um total de 29 paróquias.

Na segunda Parte do encontro o padre Joel Maria, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresentou pistas de ação para os trabalhos dos conselheiros com base no Guia Arquidiocesano para os órgãos Colegiados – Volume 1 da Arquidiocese de Belo Horizonte.