Encontro de Universitários e Fórum de Cultura – Veja informações

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre inscrições para o III Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) e III Fórum Brasileiro de Cultura. Os eventos serão realizados entre os dias 10 e 12 de outubro, em Colatina (ES). O lema proposto para as duas atividades é Tecendo a vida com arte.

Os dois eventos pretendem promover o diálogo e o intercâmbio de experiências. No caso do Ebruc, entre as diferentes Pastorais Universitárias, com a reflexão de sua missão na sociedade, e o Fórum com os projetos culturais nos níveis local, regional e nacional, além de buscar a parceria entre os diversos atores sociais com as políticas públicas e a Igreja. O Fórum Brasileiro de Cultura também tem o objetivo de criar ambiente permanente de diálogo voltado para pessoas, grupos e instituições envolvidos na área cultural.

Para dom João Justino de Medeiros Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, “este é mais um passo no trabalho da ação evangelizadora da Igreja no Brasil junto às universidades. Trata-se de um encontro brasileiro de universitários cristãos para partilhar experiências dos projetos em desenvolvimento no ambiente universitário em vista da evangelização. O Ebruc quer articular esses jovens que por causa da fé dão um belo testemunho dentro da universidade, podendo levar através deles em outros espaços universitários do país, essa mesma ação”.

Veja aqui informações importantes.

Ebruc

Em sua terceira edição, o Ebruc fará uma reflexão do tema “Universidade e sociedade”. Neste contexto, professores universitários, agentes e coordenadores da Pastoral Universitária, acadêmicos, movimentos ou comunidades que atuam no meio universitário, paroquias universitárias e pessoas interessadas poderão, por meio do diálogo e do intercâmbio, articular as experiências e iniciativas da ação evangelizadora na Universidade. O encontro também visa o contato e a articulação com os colaboradores da Comissão, do governo e da Igreja.

As atividades do Ebruc iniciam no sábado, dia 10 de outubro, e seguem até o domingo. No dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, os trabalhos serão integrados ao Fórum Brasileiro de Cultura com programação específica.

Fórum

O Fórum iniciará no dia 11 de outubro, domingo. Membros da Pastoral da Cultura e pessoas interessadas que se inscreverem trabalharão o tema “Patrimônio Cultural, Educação e Evangelização”.

Inscreva-se aqui.