Encontro de formação reúne secretários paroquiais da Rensc

A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), promoveu um encontro de formação para secretários paroquiais na última terça-feira, dia 20 de junho.

Na abertura do evento, o vigário episcopal, padre Antônio Moacir, conduziu o momento de oração e a partilha da Palavra.

Dom Edson Oriolo, bispo referencial para a Rensc, disse que os encontros de formação áuxiliam no processo de evangelização. Também ressaltou a importãncia do trabalho das secretárias paroquiais o objetivo desse serviço na Igreja. “Vocês são chamados para exercer um ministério, uma vocação e trabalhar a dimensão do acolhimento”, destacou. Segundo dom Edson, cada colaborador é um sinal da presença de Deus no local de atendimento paroquial.

O encontro também contou com a assessoria do pelo vigário geral da arquidiocese de Belo Horizonte, padre Nédio dos Santos Lacerda e do Canceler da Arquidiocese, padre Carlos Roberto Cremonese. Padre Nédio conduziu a reflexão sobre o diretório pastoral litúrgico e esclareceu dúvidas sobre os sacramentos.

O grupo teve uma tarde dinâmica com a palestra ministrada pelo psicólogo Alex Valadares, do Instituto Chiara Luce, que trabalhou tema: O sentido no trabalho e na vida. Momento de muita reflexão a partir da ideia de que todos são capazes de reconstruir o mundo a partir de sua escolha.