Encontro de catequistas no Santuário da Padroeira de Minas

Dom Walmor  fala a catequistas reunidos no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade

Jesus e seus apóstolos colocavam Deus e o mundo em estreita relação, conforme vimos nos artigos anteriores. O Mestre Jesus, sempre atento a tudo o que acontecia ao seu redor, estava bem por dentro da vida. Vivenciou profundamente nossa história e nela anunciou o Reino. Aqueles seus ensinamentos que inspiravam todos os seus discípulos, ajudando-os a permanecer no caminho, com Ele, são os mesmos ensinamentos que nos inspiram. Colocam-nos à frente dos nossos projetos exigindo-nos compromisso, pois Jesus quer seguidores comprometidos e que se entreguem ao seu seguimento sem reservas.

Tudo isso nos foi confirmado, verdadeiramente, durante o Encontro Arquidiocesano de Catequese realizado na Serra da Piedade, em 27 de outubro, dia do Senhor. Mais de 1.400 catequistas lá estiveram reunidos celebrando o “Ano da fé” juntamente com o “Dia mundial da Juventude”.  Estamos nos referindo a todos os catequistas, as catequistas de todas as dimensões do processo catequético.

Muitos jovens comemoraram em suas paróquias este dia, mas muitos jovens catequistas também comemoraram este grande dia lá, na Serra da Piedade, como outros catequistas que, embora não muito jovens na idade, mas jovens no Espírito estiveram presentes e demonstraram sua mocidade participando com disposição, alegria e perseverança de todos os momentos: dom Walmor nos trouxe uma bela mensagem e nos fez experimentar a presença do Cristo ressuscitado no meio de nós; na formação, dom Joaquim Mol foi grandioso na partilha do seu dom de comunicar, nos transmitindo os ensinamentos de Jesus a partir de uma de suas parábolas que fala do seguimento. Dom João Justino nos levou uma rica mensagem e partilhou a alegria de estarmos juntos. Entrou conosco na roda e respondemos juntos ao chamado ao discipulado. Padre Márcio Paiva também se fez presente nos ajudando a rezar nesse momento de encontro.

Dom Joaquim Mol Dom João Juistino

Você é capaz de me seguir?

Essa foi a grande pergunta a ser respondida em nosso encontro. O tema de formação trabalhado por dom Joaquim Mol. “Você é capaz de me seguir?” Partindo do ensinamento de uma das parábolas de Jesus, dom Joaquim nos ajudou a fazer nossa experiência de seguimento a partir da experiência do discípulo Bartimeu, aquele que gritou por Jesus e, no encontro realizado, foi capaz de deixar tudo para traz e se colocar no caminho. Este é o exemplo do discípulo que se põe no seguimento de Jesus.

Dom Walmor cumprimenta as catequistas ao final da celebração

O evento no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, lugar de viver a espiritualidade como nos disse dom Walmor, nos fez experimentar esse encontro com Jesus. Nós catequistas e todos os que tiveram a oportunidade de estarmos junto do Mestre naquele momento, pudemos fazer a mesma experiência dos discípulos do tempo de Jesus: vivenciamos a alegria de estarmos próximos de Jesus, de ouvi-lo falar, de abraça-lo. Nós podemos dizer que aqueles encontros que se realizavam entre Jesus e seus discípulos, hoje se tornaram realidades vivenciadas no encontro dos catequistas com o Bom Pastor, dom Walmor. Em nome de todos, a Comissão Arquidiocesana de Catequese agradece ao nosso arcebispo pelo seu gesto de se dar em abraços para todos os catequistas.

A Comissão Arquidiocesana de Catequese não pode deixar de agradecer o empenho e envolvimento de todos os catequistas, as coordenações das Regiões Episcopais, as coordenadoras forâneas e Paroquiais que trabalharam intensivamente nos convites e organização dos ônibus que levaram os catequistas para o encontro. Nossos agradecimentos a muitos padres que também contribuíram para esse evento, ajudando até mesmo financeiramente para a participação dos catequistas; aos padres e funcionários da Serra da Piedade que nos acolheram com muito carinho e disponibilidade.

Esse grande encontro de catequistas só aconteceu porque vocês, catequistas e evangelizadores, se puseram no caminho do seguimento respondendo ao chamado de Jesus Cristo. Nossos agradecimentos.

Neuza Silveira de Souza
Comissão Arquidiocesana de Catequese

Catequistas em momento de formação

Passagens bíblicas foram encenadas durante o Encontro Arquidiocesano de Catequese