Encontro da Pascom marca 47º Dia Mundial da Comunicação

Participantes do encontro anual da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte (e-Pascom) manifestaram alegria pelo evento realizado na manhã de sábado, 11 de maio, no salão paroquial da igreja São José, centro de Belo Horizonte. Alguns integrantes do fórum virtual e-Pascom, que reúne agentes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte parabenizaram os organizadores do encontro, que foi realizado na véspera do 47º Dia Mundial das Comunicações, celebrado no dia 12 de maio.

O e-Pascom começou com a apresentação de uma mensagem de saudação, especialmente gravada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. O Arcebispo destacou a importância da Pastoral da Comunicação para a Igreja.

Em seguida, o bispo-auxiliar dom Joaquim Mol, vigário especial para a Comunicação e Cultura, presidiu a palestra de abertura que teve como tema a mensagem de Bento XVI sobre 47º Dia Mundial das Comunicações: “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. Dom Mol disse que as redes sociais configuram novas formas de estar no mundo e destacou a importância de se anunciar a Palavra de Deus nos diversos espaços da internet.

O uso das mídias nas celebrações foi o tema da segunda palestra, presidida pelo padre Danilo César dos Santos Lima, pároco da Paróquia Santana. O sacerdote apresentou uma série de exemplos, orientando os participantes sobre as possíveis interferências do uso da tecnologia na liturgia.

O encontro foi concluído com uma apresentação sobre Igreja e mídias digitais, preparada pelo jornalista Marcos Aurélio Jr, que integra a equipe da Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte.