Representantes de diversas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte estiveram reunidos na manhã deste sábado para uma reflexão sobre o 45º Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado no dia 5 de junho. O e-PASCOM – Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação – também objetivou a troca de experiências e fomentar a mobilização em torno desta Pastoral, nas diversas paróquias e comunidades de Belo Horizonte e região metropolitana. Dom Joaquim Mol, reitor da PUC Minas, bispo auxiliar e vigário episcopal para a comunicação e cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte, acolheu os participantes que, em seguida, viveram um momento de oração.
Dom Joaquim Mol lembrou aos presentes que não é possível evangelizar sem pensar a comunicação. Neste sentido, enfatizou que a Pastoral da Comunicação é muito importante nas paróquias. O bispo auxiliar destacou a atitude do Papa Bento XVI que fez questão de redigir, pessoalmente, a mensagem que aborda um tema importante na atualidade: a comunicação na era digital.
Quem compareceu ao evento pode companhar apresentações que objetivaram mostrar a importância de se refletir a comunicação para construir um mundo melhor, detalhar as muitas ações da Arquidiocese de Belo Horizonte no campo da comunicação, com ênfase no trabalho desenvolvido pela Catedral – Rede de Comunicação Católica e Assessoria de Comunicação e Marketing, além de apresentar o que é e como se implanta uma Pastoral de Comunicação.
Em seguida, foram apresentadas iniciativas bem sucedidas de paróquias no âmbito da Pastoral da Comunicação, momento em que os participantes puderam partilhar ideias e dificuldades enfrentadas em suas respectivas realidades. Foram apontados, por exemplo, caminhos para superar a falta de recursos para a implantação de jornais e outros meios, além de mecanismos de mobilização em torno da Pascom.
Ao final, os participantes responderam um questionário que objetiva diagnosticar a realidade da PASCOM nas diversas paróquias presentes. Brevemente, a partir dos e-mails cadastrados, todos serão inscritos numa lista de discussão pela internet, que permitirá a continuação da troca de informações.
O evento foi concluído com uma bênção presidida pelo padre Fernando Lopes Gomes, coordenador da Catedral – Rede de Comunicação Católica, que integra o Jornal de Opinião, rádios América e Cultura, TV Horizonte e Campanha Faço Parte.