Os padres da Forania Santo Antônio de Venda Nova se reúnem com o bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), na manhã de terça-feira, dia 29 de junho. O Encontro conclui a série das Manhãs de Espiritualidade realizadas com o clero de todas as foranias da Região Episcopal, no Recanto Coqueiro D’Água, em Santa Luzia.
No primeiro momento, os padres da Forania Santo Antônio rezaram juntos a Hora Terça e em seguida ouviram a partilha da Palavra conduzida por dom Júlio. Os sacerdotes se dedicaram também a um momento de silêncio e, em seguida, compartilharam reflexões.
Dom Júlio César presidiu Celebração Eucarística concelebrada pelo vigário episcopal, padre Antônio Moacir, e pelos padres presentes. Na homilia, o Bispo refletiu sobre a passagem do evangelho de Mateus 8, 23-27, à luz da manifestação de admiração dos discípulos de Jesus: ” ‘Quem é este homem que até os ventos do mar o obedecem?’. Nós já o conhecemos. Ele já faz parte da nossa vida. Conhecimento não baseado em leis, ideias e em sentimentos escuros, mas através das ações. O Espírito de Deus faz de nós testemunhas da vida cristã”, disse dom Júlio César.
“A Liturgia e a vida cristã atraem”, disse o Bispo que também recordou o Salmo 25: “Tenho sempre vosso amor ante meus olhos”. Seu amor manifesta, cheio de misericórdia. É Deus que salva, e não deixa possibilidade de nos perdermos. Cristo nos chamou. Ele não desvia o olhar” – sublinhou dom Júlio César. O Bispo retomou, então, a passagem em que os apóstolos pedem socorro e observou: “Não é o desespero e o medo que devem sobressair, mas a fé. Não basta dizer Senhor, Senhor. É preciso doar a vida para testemunhar a fé, pois somente a fé não serve para salvaguardar, dar segurança nem prolongar um dia ou mais à nossa sobrevivência.
—————————————————————————-
*Mateus 8, 23-27 – Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”