Você está em:

Encontro Arquidiocesano de Pastoral reflete caminhos para ampliar, sempre mais, a participação de todos na Igreja

A Catedral Cristo Rei, Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte, recebeu sacerdotes e fiéis, representando as comunidades de fé da Capital Mineira e de outros 27 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para o Encontro Arquidiocesano de Pastoral, neste sábado, 18. O Encontro foi oportunidade para refletir sobre o Tema: “Comunhão, participação e missão por uma Igreja sinodal”, à luz da Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade da Igreja, convocada pelo Papa Francisco. A pauta que orientou os trabalhos na Catedral Cristo Rei foi constituída de três eixos principais: apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo Vicariato Episcopal para Ação Pastoral em 2023, aprofundar a compreensão sobre os discernimentos alcançados na primeira parte da Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade na Igreja, vivida em Roma, no último mês de outubro, e partilhar o planejamento para o Ano Pastoral 2024 na Arquidiocese de Belo Horizonte, dedicado às juventudes.

Os mais de 800 participantes do encontro foram acolhidos pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo. Na abertura  do evento, que reuniu os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, vigários episcopais,  diáconos,  seminaristas,  dentre muitos evangelizadores, o Arcebispo sublinhou a importância da sinodalidade, lembrando que a autoridade pastoral da Igreja é do Espírito Santo. “Este Encontro Arquidiocesano de Pastoral é experiência importante, de se abrir ao Espírito Santo, que nos dá luz”, disse. A abertura do Encontro foi marcada também por um especial momento de oração, conduzido por Lorena Silveira, do Secretariado Arquidiocesano de Liturgia.

Igreja dedicada a Proclamar a Palavra

Em seguida,  o bispo auxiliar dom Joel Maria dos Santos apresentou a trajetória do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte. O Projeto reúne diretrizes para a ação  evangelizadora na Arquidiocese e foi construído a partir da união das comunidades de fé,  durante a Assembleia do Povo de Deus.  Dom Joel detalhou os avanços alcançados a partir do Proclamar a Palavra.  Lembrou que uma das prioridades indicadas pelas comunidades de fé é investir na participação das juventudes.  Por isso,  no próximo ano,  a Arquidiocese de Belo Horizonte viverá o Ano das Juventudes.

2024: Ano das Juventudes

O planejamento para o Ano das Juventudes foi detalhado pelo vigário Episcopal para Ação Pastoral, padre Filipe Gouvêa. Em 2024, uma programação especial será vivida a partir do tema “Jovem: o agora de Deus” . A passagem bíblica que vai inspirar todas as ações do Ano das Juventudes vem do Evangelho segundo São Lucas: Lema: “Jovem, levante-te! (Lc 7, 14).

Ações para fortalecer a sinodalidade

O Ano das Juventudes é iniciativa desenvolvida para fortalecer ainda mais a sinodalidade na Arquidiocese de Belo Horizonte, conforme enfatiza a assistente episcopal do Vicariato para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, Lucimara Trevizan.

A assistente episcopal detalhou a participação da Arquidiocese de Belo Horizonte na fase diocesana do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade na Igreja. Ao todo, 233 comunidades paroquiais da Arquidiocese ofereceram contribuições para o Sínodo.  A pesquisa on-line, que buscou escutar todas as pessoas sobre os caminhos que a Igreja deve trilhar  teve ampla participação das mulheres,  destacou Lucimara. Essa expressiva escuta, dentre outras indicações,  apontou a necessidade de maior participação dos jovens na Igreja, de maior aprofundamento na vida eclesial,  com ainda mais investimentos na formação de evangelizadores e cada vez mais reconhecimento do protagonismo das mulheres.  O processo de escuta do caminho sinodal e da Assembleia do Povo de Deus indicaram outras prioridades, conforme explicou o padre Filipe Gouvêa: aprimorar a interação entre as paróquias, investindo, sempre mais, na partilha de informações sobre as muitas ações vividas nas comunidades de fé.

Assembleia do Sínodo em destaque

O Encontro Arquidiocesano de Pastoral aprofundou conhecimento sobre as indicações alcançadas na Assembleia do  Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade na Igreja, que teve a sua primeira etapa concluída em outubro.  Foi apresentado um vídeo com representantes da Igreja no Brasil que partilharam suas impressões sobre o caminho sinodal.

Escuta dos participantes

Dentro da programação do Encontro Arquidiocesano de Pastoral, houve  momento de escuta dos participantes, para avaliação do próprio evento. A dinâmica,  conduzida por Lucimara Trevizan, foi oportunidade para a partilha de experiências e reflexões.

A seguir,  imagens do Encontro Arquidiocesano de Pastoral

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH