Encontrei-O em orações encontradas: um livro para toda a vida, indica padre André Erick

Padre André Erick Alves era ainda adolescente, por volta dos 15 anos, quando descobriu a leitura que nos indica hoje. Naquele dia de sua adolescência, ele folheava algumas edições na Livraria Paulinas, quando um título lhe chamou a atenção: “Encontrei-O em orações encontradas.” Um livro escrito para ser saboreado, no dia a dia, para ser lido devagar, sem pressa. Uma oração por vez. Padre André Erick, pró-reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej) e coordenador do curso de Teolgia da PUC Minas, apreciou tanto a leitura que ela se tornou um livrinho de cabeceira que ele costuma sempre carregar consigo. A leitura já inspirou até mesmo trabalhos com os seus alunos na universidade e se tornou presente para amigos que se encantaram pela publicação.

A Dica Literária desta semana  é mesmo muito interessante. O livro, uma coletânea de orações, foi escrito pelo padre Luiz A. Miranda e costuma ser encontrado em sebos. A publicação é composta por orações que o autor foi encontrando ao longo de sua caminhada nos mais diferentes lugares: em um mosteiro da Europa, continente onde morou, dentro de um livro de estudos, esquecida em uma revista, em uma igreja, em um espaço público. As orações são cuidadosamente traduzidas pelo autor, cada uma ganha um título e ao término, é explicado aos leitores a sua origem. “São todas orações de confissão cristã, e muito bonitas”, observa padre André Erick.

Leitor desde a infância, Padre André costuma dizer que a palavra tem o poder de criar o mundo, de nos fazer viajar sem sair do lugar – um universo que se cria e nós nos inserimos nele.  “Os livros ensinam valores e cultura, com eles aprendemos e ensinamos”, reforça. Na formação do pró-reitor do nosso Seminário Arquidiocesano, a leitura começou cedo. Assim, ele já conheceu desde o mundo dos clássicos nacionais infanto-juvenis de sua época, passando pela literatura americana, com seu faroeste, aventuras e mistérios, até os densos personagens da literatura russa, inglesa e europeia de modo mais geral… Como o tempo dedicado aos livros de sua área de formação é bem extenso, costuma ler romances e temas de espiritualidade, também como forma de descansar. Ao recomendar a publicação “Encontrei-O em orações encontradas” padre André destaca dois pontos principais desse livro cativante: “Ele nos recolhe a uma única tradição de rezar com palavras que outros já rezaram, é como se continuássemos saboreando as orações”, explica. Um segundo ponto é que  rezar é conversar com Deus: “e este é um livrinho de orações para todos os momentos “, recorda nos lembrando ainda da importância desse momento de meditação e reflexão, quando nos colocamos na presença do Senhor.