Nesses dias, refletimos sobre o Natal que se aproxima. Preparamo-nos para o grande dia do encontro, um dia especial em que somos convidados a tornarmos uma estrela que ilumina todo o coração humano. Continuemos percorrendo esse caminho em direção ao Cristo. É Ele que nos dá a direção, que ilumina nossa vida a partir da fé e da esperança. Jesus, esta pessoa fascinante na qual Deus se revelou de modo muito especial.
Tendo nascido menino pequeno e frágil, Ele vem assumir nossa condição humana para nos salvar. Vem caminhar conosco para nos ajudar a manter viva a esperança de vivenciar o amor verdadeiro, autêntico, junto com os nossos irmãos, pois é o amor que nos humaniza e nos faz recordar sempre de que somos filhos de Deus. Isto é Natal. Celebramos o nascimento do menino-Deus na certeza de que estamos celebrando o nascimento do amor que vai habitar o coração de cada um de nós.
O Verbo: Luz verdadeira que ilumina homem por inteiro
Desse ensinamento de Jesus, assumindo nossa condição humana, é o evangelista João que nos fala: “antes era o verbo, o Deus eterno por quem tudo foi criado”. O Verbo, Luz verdadeira que ilumina todo homem, foi enviado a terra para revelar aos homens o segredo da vontade divina. Ele, que não foi gerado nem do sangue, nem de uma vontade da carne, nem de uma vontade do homem, mas de Deus. E o verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14).
O Verbo que se encarnou no seio da Virgem e quis viver entre nós. Um nascimento que se contrapõe à ordem da natureza, pois Maria o recebeu em seu seio, por força do Espírito Santo, como afirma Mateus em seu Evangelho.
Esse anúncio é dado pelos anjos, os mensageiros de Deus que anunciam sua Palavra ao mundo. Os anjos anunciam o nascimento do menino-Deus. Com seu anúncio eles nos fazem participar desse nascimento acolhendo aquele que salva e ilumina nossa vida.
Assim como os anjos, nós também somos chamados a sermos anunciadores desse nascimento, o menino-Deus que tendo passado um tempo presente conosco, agora, em Espírito, permanece sempre no nosso coração. E nós o comunicamos em Palavra. Ele é a Palavra de Deus, a Palavra que se fez homem e habitou entre nós (Jo 1,14).
Jesus nos revela que é Deus e quem somos nós
Nós nos comunicamos pela Palavra. Quando Deus se revela, se comunica, dizemos que Deus fala. Ele nos fala através de seu Filho Jesus. Jesus Cristo é a Palavra de Deus dirigida a nós. Ele nos revela quem é Deus e também quem somos nós, qual é o projeto de Deus para o ser humano. Assim, em Jesus temos o modelo do ser humano conforme o plano de Deus. Devemos ser como Jesus, viver, pensar, julgar, agir como ele: todo voltado para o Pai e todo voltado para o irmão. É por isso que a pessoa de Jesus nos fascina tanto. Porque sendo Filho de Deus, é tão humano e próximo de nós. É Ele que nos convida para, através do nosso agir, mostrá-lo próximo de nós.
Nas nossas catequeses devemos estar sempre falando de Jesus, como Ele viveu sempre ajudando às outras pessoas. Como ele amou verdadeiramente a cada uma das pessoas enquanto viveu na terra. E agora que mora no nosso coração Ele quer que sejamos como Ele.
Neuza Silveira de Souza
Comissão Arquidiocesana de Catequese de Belo Horizonte