Encerramento da Semana Missionária e CMUC: Missa emociona peregrinos

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Missa de encerramento da Semana Missionária da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), realizado na PUC Minas. A Celebração Eucarística marcou também o “envio dos jovens peregrinos” à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Dom Walmor foi muito aplaudido quando afirmou que a Igreja quer efetivar, cada vez mais, “sua opção preferencial pelos jovens”. Dirigindo-se à juventude presente, o Arcebispo disse: “Vocês são a força que a Igreja precisa”. Em seguida, parabenizou todos aqueles que participaram ativamente da realização da Semana Missionária e do Congresso Mundial de Universidades Católicas. Saudou especialmente os peregrinos que vieram de diversas nações para viverem essa semana especial na Arquidiocese de Belo Horizonte e convocou todos a anunciarem aquele que deve ser o centro: Jesus Cristo.

Em sua reflexão, a partir da Liturgia, dom Walmor ensinou que a experiência de Cristo modifica corações. “O caminho para um mundo melhor pressupõe um coração capacitado para a oferta”, lembrou. O Arcebispo explicou que a Semana Missionária e o Congresso Mundial de Universidades Católicas foram oportunidades para aprender sobre a centralidade de Cristo no caminho rumo a um mundo melhor.

Especialmente sobre a Semana Missionária, dom Walmor disse que foi um rico momento “para amadurecer corações, com a bênção de Deus, para a Jornada Mundial da Juventude, encontro com o Papa Francisco e jovens do mundo inteiro”. Para o Arcebispo, o CMUC foi oportunidade de mostrar que as universidades católicas têm não apenas o papel de ensinar, “mas, pelo diálogo, fazer o mundo compreender o caminho da justiça e paz”.

Antes da bênção final, dom Walmor foi mais uma vez aplaudido, ao agradecer a presença dos peregrinos em diversos idiomas e enviar os jovens que viveram a Semana Missionária da Arquidiocese de Belo Horizonte para a JMJ. “Que Nossa Padroeira, a Senhora da Piedade, nos guie, com a bênção e amor de Deus, na Jornada Mundial da Juventude”.