A família em crise?
“É claro que não existe a família perfeita. Há sempre um ‘mas’. Mas tudo bem. Não devemos ter medo dos erros; devemos aprender com eles para podermos avançar. Não esqueçamos que Deus está conosco: na família, no bairro, na cidade onde vivemos, Ele está conosco. E Ele se preocupa conosco, está sempre conosco no vaivém do barco agitado pelo mar: quando discutimos, quando sofremos, quando estamos felizes, o Senhor está lá, nos acompanha, ajuda, corrige.”
Caminho de Santidade
O Papa recorda ainda que, para além do seu grande valor humano, a família é também valiosa do ponto de vista da fé: “O amor na família é um caminho pessoal de santidade para cada um de nós. Foi por isso que o escolhi como tema para o Encontro Mundial das Famílias deste mês. Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, por cada uma e por todas as famílias para que, com gestos concretos, vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana”, nos convida o Pontífice.
Conviver com a diferença
Padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa comentou a intenção deste mês ao afirmar que o Papa Francisco nos recorda que a família é o lugar onde aprendemos a conviver com a diferença, com os jovens e com os idosos e que conhecer pessoas que são diferentes é uma riqueza, não uma ameaça. “No mundo de hoje parece que a diferença provoca confronto, quando deveria abrir novos caminhos. A família é o lugar para aprender a amar, para conviver na diferença, aprendendo com os erros, conscientes de que o Senhor está presente, ajuda e acompanha. Esta experiência da presença de Deus nasce da oração, e é por isso que é importante rezar pela intenção de oração do Papa”, reforça o padre Frédéric Fornos.