“Elogio da Sede” é um livro transformador para os sacerdotes, indica padre Luís de Carvalho

Os exercícios espirituais escritos pelo cardeal português e poeta José Tolentino, durante o retiro espiritual do Papa Francisco em 2018, estão reunidos no livro Elogio da Sede. Na Dica Literária dessa semana, a obra é indicada com entusiasmo pelo padre Luís Carlos de Carvalho Santos, pároco da Paróquia São Sebastião, no Bairro Betânia. Padre Luís Carlos lembra que o cardeal Tolentino foi convidado pelo Papa Francisco para conduzir as meditações do Retiro Espiritual daquele ano, sendo o livro um belo resultado dessa experiência.  “A obra é de fácil leitura e traz um modo de escrever poético”, observa.

Partindo de citações bíblicas, a obra de José Tolentino permite aos sacerdotes fazerem uma transposição dos textos do livro Sagrado para o mundo atual. Um ponto muito interessante e central, destacado por padre Luís Carlos é a linguagem, tão importante para os presbíteros. A leitura mostra como é possível ser profundo, sem perder de vista a comunicação com o próximo. “Esse  livro me fez meditar sobre a minha linguagem como pastor para o mundo de hoje, em que vivemos”, diz padre Luís. Em pouco mais de 100 páginas a obra nos coloca diante da sede de Jesus de nos dar a salvação: “É um livro que pode ser lido aos poucos”, observa o sacerdote. Padre Luís comenta sobre a agilidade do mundo atual que impõe aos presbíteros o desafio de conseguir parar diante da rotina tão exigente. Ainda assim, ele recomenda que vale a pena tentar esta pausa, em algum momento, para ler o Elogio da Sede.