[Artigo]Eleições: tempo de oração e compromisso – Dom Otacílio de Lacerda, bispo auxiliar da Arquidiocese de BH

Em todo tempo, mas de modo especial neste ano de Eleições, precisamos estar atentos aos acontecimentos para, no momento oportuno, termos claro a quem devemos apoiar, quem pode bem nos representar.

Pouco a pouco, por meio de uma vida de oração intensa, nós amadurecemos para escolhas sensatas, que estabeleçam o vínculo indissolúvel entre a fé e a vida, prevalecendo o testemunho cristão no cotidiano, afim de que sejamos sal da terra e luz do mundo.

E, indubitavelmente, é da Palavra Divina que provém a Sabedoria necessária para tão importante decisão, pois ela nos apresenta critérios e princípios que não podem ser esquecidos em nossas escolhas.

Iluminados pela Palavra, nossos olhos se abrem à realidade, que precisa ser decifrada, compreendida e, principalmente, transformada.

Deste modo, é inconcebível que votemos em quem não tenha uma história de comprometimento com a vida do povo, sobretudo dos excluídos; em alguém que não se posicione, claramente e sem medo, contra a prática do aborto; sem compromissos éticos, ecológicos…

As eleições se constituem num grande momento, a grande hora para a nossa Pátria. Portanto, Palavra de Deus na mão, na mente e no coração.

É tempo de graça e sagrado compromisso, de oração, discernimento e escolhas, sem jamais nos esquecermos de que a mais profunda e consequente oração não pode prescindir da Sagrada Escritura – fonte genuína e inesgotável que sacia nossa sede de amor, vida e paz.

Alimentemo-nos com as palavras do Apóstolo Pedro: “Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pd 3,13), deixemo-nos guiar, sem medo algum, pela Palavra de Deus.

Aguardar esse novo céu é incansável compromisso com a justiça, sinalizando o Reino por Jesus inaugurado, na perfeita realização do Mandamento que o Sublime Mestre e Divino Salvador nos deu “… e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Lc 10,27

Se pautarmos nossos pensamentos, compromissos e nossas ações, pela oração, em cada voto decidido, um raio da Luz Divina irradiará de nosso coração!

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte