Em todo tempo, mas de modo especial neste ano de Eleições, precisamos estar atentos aos acontecimentos para, no momento oportuno, termos claro a quem devemos apoiar, quem pode bem nos representar.
Pouco a pouco, por meio de uma vida de oração intensa, nós amadurecemos para escolhas sensatas, que estabeleçam o vínculo indissolúvel entre a fé e a vida, prevalecendo o testemunho cristão no cotidiano, afim de que sejamos sal da terra e luz do mundo.
E, indubitavelmente, é da Palavra Divina que provém a Sabedoria necessária para tão importante decisão, pois ela nos apresenta critérios e princípios que não podem ser esquecidos em nossas escolhas.
Iluminados pela Palavra, nossos olhos se abrem à realidade, que precisa ser decifrada, compreendida e, principalmente, transformada.
Deste modo, é inconcebível que votemos em quem não tenha uma história de comprometimento com a vida do povo, sobretudo dos excluídos; em alguém que não se posicione, claramente e sem medo, contra a prática do aborto; sem compromissos éticos, ecológicos…
As eleições se constituem num grande momento, a grande hora para a nossa Pátria. Portanto, Palavra de Deus na mão, na mente e no coração.
É tempo de graça e sagrado compromisso, de oração, discernimento e escolhas, sem jamais nos esquecermos de que a mais profunda e consequente oração não pode prescindir da Sagrada Escritura – fonte genuína e inesgotável que sacia nossa sede de amor, vida e paz.
Alimentemo-nos com as palavras do Apóstolo Pedro: “Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pd 3,13), deixemo-nos guiar, sem medo algum, pela Palavra de Deus.
Aguardar esse novo céu é incansável compromisso com a justiça, sinalizando o Reino por Jesus inaugurado, na perfeita realização do Mandamento que o Sublime Mestre e Divino Salvador nos deu “… e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Lc 10,27
Se pautarmos nossos pensamentos, compromissos e nossas ações, pela oração, em cada voto decidido, um raio da Luz Divina irradiará de nosso coração!
Dom Otacílio Ferreira de Lacerda
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte