Eleições 2018: comunicado importante

A Arquidiocese de Belo Horizonte, primando pela ética, comprometida em formar consciências, de modo coerente com a sua história e tradição, busca contribuir com o discernimento cidadão no período eleitoral, sempre de modo apartidário, sem fazer referências a legendas ou a candidatos. Sua contribuição decisiva está na abordagem de critérios e elementos que possibilitem ao cidadão, na sua liberdade e responsabilidade, definir seu voto a partir do compromisso com o bem e a verdade.

Em sintonia com a Igreja no Brasil e em Minas Gerais, a Arquidiocese produz cartilhas, conteúdos audiovisuais, organiza eventos de formação, mesmo debates e discussões, sempre respeitando a autonomia de cidadãos no exercício de escolher seus candidatos.

Assim é importante esclarecer: a Arquidiocese de Belo Horizonte não indica nomes de candidatos, para serem ou não votados, ou partidos. Isto significa que não são oficiais nem autorizadas as publicações e mensagens que recomendam ou desaconselham voto em determinado partido político e respectivos candidatos. Emoldurados por critérios éticos, cada cidadão exerce sua liberdade de escolha, esperando-se que esse exercício alcance as metas do bem e do efetivo reestabelecimento da credibilidade na política.