Eis aqui a serva do Senhor

Quando o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a mãe do Salvador, e respondeu “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua vontade” (Lc 1, 38), Maria não só disse sim, mas participou do grande mistério de amor de Deus que se manifestava naquele momento, como doação de seu Filho para salvar o mundo. Dessa forma houve uma “reciprocidade”, o ser humano, doava-se a Deus para que Ele pudesse salvar os homens do pecado e o próprio Deus, doando seu Filho, que se tornaria humano pudesse demonstrar aos homens sua misericórdia.

É por esse motivo que para alguns teólogos Maria foi considerada co-redentora da humanidade. Ela também muito amou e dispôs-se ao serviço de Deus, por meio de um sim despretensioso, para que Deus realizasse seu grande amor pelos filhos criados à sua imagem e semelhança e, juntos,  pudessem cuidar do mundo.

Quando vemos a figura de Maria que se tornou a serva do Senhor, há para cada um de nós a possibilidade de refletirmos sobre nossa missão batismal que não se resume apenas em nos dizermos cristãos, mas em darmos nosso sim de coração, abertos para o serviço, doando realmente nossa vida, principalmente, nos colocando mais próximos dos que necessitam mais.

Maria não disse apenas Eis aqui a serva do Senhor, mas disponibilizou-se para que nela fosse feito conforme a vontade d’Ele. Colocou-se totalmente aberta para acolher o projeto de Deus em sua vida. Como a ela também a nós o Senhor chama e espera nossa resposta, que pode ser de disponibilidade para servir ou simplesmente de fechamento ao convite.

Responder sim ao Senhor exige de nós a coragem para esvaziarmo-nos de nossas convicções pessoais; de ideologias que às vezes seguimos por comodismo e, até mesmo, de tradições que mantemos só para nos garantirmos como fiéis. Contudo, são artifícios que não nos aproximam d’Ele, ao contrário impedem que Ele esteja no meio de nós.

O que o Senhor espera de nós, como esperou de Maria, é uma resposta sincera, total e aberta a fazer sua vontade. Resposta que sempre será a de fazer-nos felizes e geradores de sua Luz para os homens. Assim foi o sim de Maria e, assim, poderá ser sempre nosso sim, se realmente tivermos a coragem de dizer “Eis aqui a(o) serva(o) do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua vontade.

Pe. Jorge Filho, Pároco
Pároco da Paróquia Maria, Serva do Senhor