Educadores da Rensc refletem sobre virtudes – conheça o roteiro de reflexão preparado para o encontro

A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) realizou na manhã de sábado, 11 de outubro, um encontro de reflexão com educadores que trabalham com alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. O encontro foi realizado no auditório da PUC Minas, Unidade São Gabriel. Foram apresentadas as virtudes cristãs e humanas que contribuem no combate aos problemas enfrentados pelas escolas, como o bullying, a evasão, a violência contra os educadores, entre outros.

Participaram do encontro o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Wilson Angotti, referencial para a Rensc; o diretor geral religioso do Colégio Santa Maria, padre Edecildo Prado, que também é coordenador da Comissão Arquidiocesana das Escolas Católicas (Caec); diáconos permanentes da Comissão Arquidiocesana para a Educação Pública (Caep), além de muitos educadores de escolas públicas e particulares. Padre Edecildo, em sua exposição, destacou a importância da contribuição da Igreja para a educação formal e religiosa durante a história do Brasil. A palestra foi fundamentada no documento 47, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Educação, Igreja e Sociedade”.

À pedido de dom Wilson, foi produzido pela Direção Geral Religiosa do Colégio Santa Maria, especialmente para o momento, o subsídio “Educar para a Paz – Roteiro de Reflexão das Virtudes Cristãs e Humanas Aplicadas na Educação Formal”, que foi apresentado e distribuído aos presentes. “Trata-se de um subsídio que propõe reflexões sobre os valores indispensáveis para a convivência social, e que poderão ser utilizados pelos educadores à medida das possibilidades”, destacou dom Wilson Angotti.  Clique aqui e leia o roteiro de reflexão.