Doutrina Social da Igreja Católica para os Jovens será presente do Papa Francisco durante JMJ

Na Jornada Mundial da Juventude da Cracóvia o Papa Francisco presenteará os peregrinos, assim como o Papa Bento XVI fez na Jornada de 2011 em Madrid. Desta vez o presente não será o YOUCAT, mas o DOCAT, que contém a Doutrina Social da Igreja. O prefácio foi escrito pelo próprio Papa Francisco.

A expressão “Doutrina Social da Igreja” designa o conjunto de orientações da Igreja Católica para os temas sociais. Ela reúne os pronunciamentos do magistério católico sobre tudo que implica a presença do homem na sociedade e no contexto internacional. Anuncia e atualiza a mensagem de Jesus Cristo em campos fundamentais da vida do homem. Grandes temas da doutrina social são: a família, o trabalho, a vida econômica, a política, a comunidade internacional, a proteção do meio ambiente e a promoção da paz.

O conteúdo do DOCAT apresenta ilustrações e linguagem jovem. O livro teve a participação de jovens de diferentes países na sua elaboração e ilustração, e segue a mesma estrutura dos 12 Capítulos e as 3 partes do Compêndio da Doutrina Social lançado em 2004 no pontificado de São João Paulo II.

O documento também estará disponível gratuitamente durante a JMJ para todo o mundo no formato de aplicativo – “DOCAT App”. Depois da JMJ, estima-se que o “DOCAT livro” esteja finalmente disponível para jovens de todo o mundo, traduzido inicialmente para mais de 15 idiomas.

Mais informações: www.youcat.org.br