Domingo de Ramos: milhares de fiéis participam das celebrações na Arquidiocese de Belo Horizonte

Durante todo o dia, milhares de fiéis participaram das celebrações do Domingo de Ramos, 9 de abril, nas paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Na Tenda Cristo Rei, o arcebispo dom Walmor presidiu a Bênção dos Ramos, seguida de Procissão e Missa, no local onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei. Segundo o Arcebispo, o Domingo de Ramos abre a Semana Santa e a Procissão dos Ramos é muito importante para reacender, no coração de cada um, o convite que o Senhor nos faz: “somos chamados a fixar o olhar em Cristo, o Senhor da Paz, para que possamos aprender a lição da paz que nos tanto precisamos em nosso mundo, com tantas dificuldades e necessidades”.

Dom Walmor também lembrou que é importante vivenciar a Semana Santa como um tempo de silêncio, meditação, até mesmo de descanso, mas sobretudo como um tempo de escuta da palavra de Deus. “Que a Semana Santa possa ser, em nossas famílias, em nossas comunidades de fé e também individualmente, um momento de nos refazermos na força do amor maior, que é o amor de Deus” disse o Arcebispo.

Dom Walmor também conduziu a Bênção e Procissão de Ramos e presidiu Celebração Eucarística na Praça do Cristo Redentor – Paróquia São José e São Gabriel Passionista, bairro Milionários, pela manhã.

*Fotos do bairro Milionários: Reprodução do Jornal Estado de Minas – Edésio Ferreira

Celebrações dos bispos auxiliares:

– Dom Joaquim Mol
Dom Mol presidiu Bênção dos Ramos, Procissão e Missa na Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã, bairro Estrela Dalva.

– Dom João Justino
Dom João presidiu Bênção dos Ramos, Procissão e Missa Paróquia São Gabriel, bairro Taquaril.

– Dom Edson Oriolo
Dom Edson presidiu Bênção dos Ramos, Procissão e Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pedro Leopoldo. A comunidade também realizou um encenação da entrada de Jesus em Jerusalém.

– Dom Geovane Luís da Silva
Dom Geovane presidiu Celebração Eucarística, após procissão, no Domingo de Ramos, com muitas comunidades de fé das paróquias de Caeté, no Ginásio Poliesportivo da cidade. Mais de três mil fiéis participaram da celebração.

Foto: José Carlos Dias

Domingo de Ramos
A celebração marca o início da Semana Santa. Com a Procissão e Bênção dos Ramos, a Igreja celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, a caminho da sua paixão, morte e ressurreição. Durante a Procissão, os cristãos manifestam sua fé em Jesus, Rei e Senhor.

Também é nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.

Imprensa:

Jornal Estado de Minas