Domingo da palavra de Deus: Santa Sé autoriza que celebração no Brasil seja em setembro

A Igreja, em âmbito universal, celebra no dia 23 de janeiro, o Domingo da Palavra de Deus, conforme estabelecido pelo Papa Francisco. No documento, o Pontífice definiu que o 3º Domingo do Tempo Comum deve ser dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus.

No Brasil, há o incentivo que a data seja lembrada, como forma de conservar a unidade com a Igreja, mas as celebrações devem permanecer em setembro, uma vez que há no país uma tradição cinquentenária de celebrar o Mês da Bíblia.

Domingo da Palavra de Deus

Consulta à Santa Sé

Durante a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado aprovou o envio de um pedido à Santa Sé para que o Domingo da Palavra de Deus fosse celebrado em setembro, próximo à festa São Jerônimo, santidade que traduziu os textos sagrados para o latim. A autorização foi concedida.

A manutenção dessa tradição nacional deve-se ao fato de que “o empenho das nossas comunidades para com o mês de setembro realizar o desejo expresso pelo Papa Francisco na Aperuit illis, de que o Domingo da Palavra de Deus promova a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, destaca Mariana Aparecida Venâncio, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.