Dom Wilson é nomeado bispo diocesano de Taubaté (SP)

O Papa Francisco nomeou o bispo auxiliar dom Wilson Angotti como bispo diocesano de Taubaté (SP). O anúncio da nomeação foi feito nesta quarta-feira, 15 de abril. O início de seu ministério na Diocese de Taubaté será no dia 13 de junho. O arcebispo dom Walmor, que participa da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, publicou mensagem em que agradece a presença missionária de dom Wilson Angotti na Arquidiocese de Belo Horizonte. No texto, o Arcebispo sublinha que a Diocese de Taubaté, com a nomeação de dom Wilson, ganha um “devotado servidor, homem de Deus empenhado em fazer crescer no coração de todos a alegria de crer”.

Paulista de Taquaritinga, filho de Wilson Luís Angotti e Iracy Fernandes Angotti, dom Wilson Angotti Filho nasceu no dia 5 de abril de 1958. Mestre em teologia dogmática pela Universidade Gregoriana de Roma (Itália), dom Wilson foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XVI no dia 4 de maio de 2011. Recebeu a ordenação episcopal no dia 1º de julho do mesmo ano.  Antes de ser ordenado bispo, dom Wilson integrou o clero da Diocese de Jaboticabal (SP).

Mensagem de agradecimento do arcebispo dom Walmor

Caríssimo irmão dom Wilson,

Saúde e paz

Somos uma Igreja Viva sempre em Missão para levarmos a Palavra de Deus, o Evangelho da Vida, a todas as pessoas. Uma dinâmica que nos convida, permanentemente, a assumir novos desafios. Assim é, dom Wilson, a sua caminhada na vida da Igreja. Desde 2011, o seu empenho missionário tem contribuído para o avanço de importantes projetos na Arquidiocese de Belo Horizonte. Naquela época, quatro anos atrás, com alegria, recebemos a notícia de sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese, pois conhecíamos o seu trabalho na Diocese de Jaboticabal e na CNBB. Agora, com a sua nomeação para bispo diocesano de Taubaté (SP), temos a certeza de que essa Igreja Particular ganhará um devotado servidor, homem de Deus empenhado em fazer crescer no coração de todos a alegria de crer.

Agradeço a sua presença e o seu trabalho missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte, o seu “sim” à Igreja e a sua amizade. Conte com o meu apoio. Em minhas orações, pedirei sempre a Maria, Senhora da Piedade, que interceda pelo senhor e que continue a iluminar o seu ministério.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

Carta de dom Wilson à Diocese de Taubaté:

Belo Horizonte, 15 de abril 2015

À IGREJA DE TAUBATÉ

Neste dia em que é publicada minha nomeação como Bispo Diocesano de Taubaté, dirijo minha fraternal saudação aos irmãos no episcopado Dom Carmo e Dom Antônio, aos Presbíteros e Diáconos, aos Religiosos e Consagrados, às Lideranças leigas e a todo povo da Diocese de Taubaté. Desejo-lhes muita paz em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Com alegria, mas também com natural apreensão, acolhi a missão que o Papa Francisco me confiou como novo Bispo da Diocese de Taubaté. Dei minha resposta no dia de São José, aniversário de minha ordenação diaconal, confirmando assim minha disposição em servir. Vou para exercer o ministério episcopal, unindo-me a todos os que, no passado e no presente, de diferentes maneiras, se dedicaram e se dedicam ao trabalho de evangelização nesta centenária Diocese.

Desde o dia em que recebi a notícia de minha nomeação já os tenho presentes em meu coração e em minhas orações diárias. Vou como o sétimo bispo de Taubaté e peço que me acolham como primeiro servidor.

Minha chegada e o início de meu ministério na Diocese estão previstos para o dia treze de junho, sábado, dia do Imaculado Coração de Maria. A celebração será na Catedral Diocesana, às 16 horas. Anseio encontrar a todos e poder saudá-los pessoalmente.

Por ora, acolham meu fraterno abraço. Peço que, desde agora, me incluam em suas orações. Deus os abençoe. Até breve!

Dom Wilson Angotti
Bispo nomeado para a Diocese de Taubaté
domwilson.angotti@hotmail.com

Vídeo com a mensagem de dom Wilson: