Nessa terça-feira, 21 de março, primeiro dia de reunião ordinária do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o nosso Arcebispo e presidente da entidade, dom Walmor, sublinhou a importância do encontro realizado de forma presencial neste ano: “É muito importante que estejamos, de forma sinodal na sede da nossa Conferência com a alegria e a comunhão fraterna que nos caracteriza”.
Dom Walmor também lembrou aos presentes que se trata da última reunião do Conselho Permanente no quadriênio (2019-2023) que chega ao fim antes da 60ª Assembleia Geral da CNBB, na qual se abre um novo ciclo para a entidade com eleições gerais (nova presidência e responsáveis pelas Comissões).
O encontro do Consep acontece de 21 a 23 de março, na sede da CNBB, e reúne membros da presidência, os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e os presidentes dos 19 regionais para apreciação de importantes pautas e, em preparação para a 60º Assembleia Geral da CNBB.
Pautas
Durante o primeiro dia do encontro, foram apresentadas as análises de conjuntura social e eclesial, pelas equipes responsáveis, avaliação dos trabalhos do quadriênio (2019-2023) pela presidência da CNBB, além dos informes dos regionais e das comissões da entidade.
Hoje, dia 22, os membros do Conselho irão refletir sobre o planejamento e a programação da próxima Assembleia Geral da CNBB, que será realizada de 19 a 28 de abril, em Aparecida, São Paulo. Oportunidade em que também serão apreciados o regimento interno da Conferência e a realização da Campanha da Fraternidade 2024.
Na quinta-feira, 23, último dia de reunião, serão avaliados pelos membros do Conselho Permanente os pedidos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, o CNLB; comunicados da equipe gestora da sede da CNBB; informes do projeto “Encantar a Política” e os últimos comunicados dos regionais e das comissões da CNBB.