Dom Walmor preside primeira reunião de 2021 do Conselho Pastoral Arquidiocesano

Dom Walmor preside a primeira reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano (CPA) , deste ano de  2021,  na manhã deste sábado, na modalidade telepresencial. O Encontro se  iniciou com um bonito momento de oração, conduzido pelo Secretariado Arquidiocesano de Liturgia (SAL), e acolhida dos novos bispos auxiliares dom Nivaldo dos Santos Ferreira e dom Júlio César Moreira. Dom Nivaldo agradeceu as palavras de boas vindas do padre Joel Maria dos Santos, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, manifestando  sua alegria e gratidão a dom Walmor pela nomeação para bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.   Participam também da reunião do Conselho os bispos auxiliares, vigários episcopais, vigários forâneos e colaboradores.

Marcaram o encontro dos integrantes do Conselho Pastoral Arquidiocesano importantes partilhas  sobre a Celebração do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte – eventos, celebrações e pertença eclesial missionária – e sobre a Campanha da Fraternidade no âmbito do Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental – que pela quinta vez é ecumênica.

O Secretariado Arquidiocesano de Liturgia também apresentou um trabalho completo realizado no caminho de revisão do Diretório Pastoral Litúrgico-sacramental, à luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra,  envolvendo todas  as regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Vicariato para a Ação Pastoral  acolheu as  reflexões sobre propostas para a celebração dos 50 anos do Mês da Bíblia, iniciativa que nasceu na Arquidiocese de Belo Horizonte. Uma bonita e intensa programação, destacando a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja e suas comunidades de fé, está sendo preparada, envolvendo todo o Povo de Deus,  em sintonia com o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra.

A próxima reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano está prevista para 10 de abril 2021.

As reuniões do  Conselho Pastoral integram o Calendário de Atividades Pastorais-2021  da Arquidiocese de Belo Horizonte:  https://arquidiocesebh.org.br/noticias/veap