Dom Walmor preside reunião do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB

O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se no primeiro encontro de 2023, na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro. Durante a abertura da reunião, o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, ressaltou que se trata da primeira reunião do ano e da última antes de fechar o quadriênio da atual gestão (2019-2023), rumo à 60ª Assembleia Geral da CNBB, quando se iniciará um “novo ciclo para a CNBB”.

Participaram da reunião os membros da presidência, os bispos que presidem as Comissões Episcopais permanentes e especiais, assessores das Comissões e representantes de organismos da entidade. Os participantes refletiram sobre: visita da presidência e assessores da CNBB aos dicastérios da Santa Sé e ao Papa, 60ª Assembleia Geral da CNBB, Campanha da Fraternidade 2023, o processo do Sínodo 2021-2024 – com foco na etapa continental (encontro do Cone Sul) e na participação e preparação da Igreja no Brasil no processo e informes das Comissões.

Unidade da Igreja no Brasil

No relato sobre a visita ao Vaticano, dom Walmor destacou que a Igreja foi confirmada no caminho que vem percorrendo nos últimos quatro anos, nos quais enfrentou muitas dificuldades, entre elas a pandemia da Covid-19. Uma das marcas ressaltadas como positiva pelos interlocutores da Cúria Romana, segundo o presidente da CNBB, é de que a Igreja no Brasil conseguiu atravessar esse período de polarização forte no país mantendo a unidade e a colegialidade.

Dom Walmor explicou que a viagem, de 2 a 8 de fevereiro, buscou cumprir uma tradição da presidência da CNBB de visitar a Santa Sé e apresentar os caminhos que a Igreja no Brasil está trilhando ,sempre após a realização de cada assembleia da CNBB. Desta vez, como inovação, a presidência da entidade estendeu o convite aos assessores da Conferência.

Além do encontro com o Papa, ponto alto da visita, os representantes do Brasil realizaram agendas com representantes dos Dicastérios da Cúria Romana e também visitaram a Secretaria de Estado. O Arcebispo de Belo Horizonte destacou ainda a visita ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, órgão onde está em apreciação a tradução para o português do Brasil do Missal Romano, processo que deve ser concluído até a próxima Assembleia Geral da CNBB.