O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a bonita Celebração Eucarística da Quarta-feira de Cinzas, neste dia 14 de fevereiro, na Catedral Cristo Rei – nossa Igreja-Mãe. A Missa, que contou com a presença de muitos peregrinos, também marcou a abertura da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
Dom Walmor sublinhou que Jesus indicou a necessidade de jejuar, orar e praticarmos a esmola. “Não como um simples ato, mas como experiência bonita de amor”. O Arcebispo lembrou que quando o Senhor disse que é preciso orar está também nos convidando a cultivarmos uma intimidade profunda com Ele: “Por isso o tempo da Quaresma é um tempo de escuta e de silêncio”. Dom Walmor explicou ainda que quando Jesus disse que é preciso jejuar, “não estava dizendo para fazermos uma simples abstinência de alimentos, mas é sobretudo um pedido para que possamos mudar o nosso estilo de vida, vivenciando uma vida abnegada e aberta”.
“Sobre o pedido de Jesus para cultivarmos a experiência da esmola, não é para doarmos aquilo que é o nosso supérfluo, mas especialmente para repartirmos as necessidades emergenciais daqueles que mais precisam e, como cidadãos e cidadãs, trabalharmos juntos por uma sociedade mais justa, fraterna e solidaria” destaco, dom Walmor.
Campanha da Fraternidade 2024
Em sua homilia, dom Walmor dedicou especial homenagem à Campanha da Fraternidade que completa 60 anos de rica e bonita história de serviço aos irmãos e irmãs pobres e sofredores:“Somos chamados a um compromisso importante e bonito, à luz do Evangelho de Jesus, de vivenciarmos uma experiência de promoção e de testemunho da amizade social, lembrando que todos somos embaixadores de Cristo e devemos auxiliar o mundo a se abrir para este amor universal pela força da fé”, destacou.
Acompanhe alguns momentos desta bela Celebração: