Dom Walmor preside celebração de posse da presidência eleita da CNBB

A cerimônia de posse da Presidência e Comissões Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocorreu nesta sexta-feira, 28 de abril, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O espírito fraternal da cerimônia mostrou, mais uma vez, a comunhão e a unidade entre os bispos. Ao arcebispo de Porto Alegre e presidente eleito da CNBB, dom Jaime Spengler, dom Walmor dirigiu saudação especial, ao entregar, de forma simbólica, o estatuto e o regimento da conferência: “Dom Jaime, agora é sua vez de conduzir a barca nessa travessia sempre muito exigente que nós fazemos por amor, como Igreja, em nossa missão de anunciar o Evangelho de Jesus. Conte com nosso apoio, nossa presença, nossa oração e nossa comunhão”.

Dom Jaime agradeceu à presidência que concluiu o mandato, do qual integrava como primeiro vice-presidente, ressaltando a oportunidade de aprendizado com os demais membros e o desejo de continuar desenvolvendo o que foi aprendido no quadriênio. Também agradeceu ao plenário pela confiança depositada: “Certamente é uma missão que nos desafia e muito: a complexidade do tempo, a cultura na qual nos encontramos, o momento eclesial que nós vivemos exigem de nós muita oração, muito diálogo, capacidade de promover aquilo que o Papa está pedindo de nós – discernimento em vista de uma Igreja verdadeiramente mais participativa, com mais comunhão, mais missionária”.

Bênçãos da Mãe Aparecida

Os integrantes da presidência junto com os 12 presidentes das Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), eleitos na 60ª Assembleia Geral da Conferência,  seguiram em procissão para a Missa do Santuário Nacional de Aparecida (SP) na manhã desta sexta-feira, em gesto de comunhão, ação de graças e pedido de bênçãos da Mãe Aparecida para a nova gestão.

Comissão Episcopal para Comunicação

Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, a  Comissão Episcopal para Comunicação apresentou sua atuação durante o quadriênio 2019-2023. A comissão está organizada em quatro grandes grupos: Pascom Brasil, Assessoria de Comunicação da CNBB, Signis Brasil e Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB. “Esses grupos movimentam todo aspecto da comunicação da Conferência, e têm ajudado a comunicação a avançar”, explicou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão para Comunicação, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Dentre as principais questões tratadas pela Comissão está a publicação do diretório da comunicação da Igreja no Brasil, que foi atualizado incorporando principalmente os ensinamentos do magistério do Papa Francisco e a pesquisa sobre influenciadores digitais católicos do Brasil, que será publicada no primeiro semestre deste ano.

A pesquisa fez o recorte de influenciadores que têm mais de 1 milhão de seguidores e busca entender o impacto desse segmento a partir dos eixos: comunicacional-cultural, sociopolítico e eclesial. “A pesquisa aponta que é possível promover a formação de lideranças católicas para atuação nas redes, podemos constituir bons evangelizadores digitais e influenciadores digitais católicos”, sublinhou dom Mol.