Nesta terça-feira, 26 de julho, data em que a Igreja celebra a memória litúrgica de Sant’Ana e São Joaquim, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, presidiu a abertura do ‘Seminário CNBB 70 anos’, que tem como tema: ‘CNBB 70 anos: comunhão, participação e missão’. Dom Walmor ressaltou que a realização do seminário é um registro histórico para fecundar memórias e uma forma de enriquecer ainda mais a história da CNBB, especialmente neste últimos 20 anos. “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil continua sendo de muita importância para a Igreja do Brasil, uma instância insubstituível de comunhão e colegialidade episcopal, para fortalecer pela comunhão a nossa participação, de modo muito especial, na nossa missão”, disse o Arcebispo.
Durante a abertura do Seminário promovido pela CNBB, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, transmitiu uma saudação e benção do Papa Francisco que constantemente “nos convida a aprofundar e a viver estes frutos da obra do Espírito Santo de Jesus Cristo na Igreja depois do Concílio Vaticano II”.
Dom Giambattista Diquattro acrescentou ainda que “este compromisso de valorizar a memória histórica da CNBB não é somente para o estudo histórico, mas visa responder à urgência de novos cenários da sociedade e da Igreja aos quais a CNBB deve responder, sendo competente e corajosa, traçando linhas de reflexão e ação cada vez mais evangélicas e atualizadas”.
CNBB, quinta conferência criada no mundo
Até quinta-feira, 28 de junho, a formação vai se debruçar sobre os elementos históricos da trajetória de 70 anos da quinta conferência episcopal criada no mundo. O evento integra as ações pensadas pera celebrar o ano jubilar da entidade, iniciado mediante convocação da presidência da entidade em 14 de outubro de 2021.