Dom Walmor preside abertura da Campanha da Fraternidade 2022, na Catedral Cristo Rei

Campanha da Fraternidade 2022

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a abertura da Campanha da Fraternidade 2022, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 2 de março.  A Missa foi celebrada, às 19h30, na Catedral Cristo Rei – Rua Campo Verde, nº 150, bairro Juliana. A Celebração foi transmitida pela a TV Horizonte (Canal 30.1 – HDTV).

Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26).

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base: “a realidade de nossos dias fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

A presidência da CNBB explica, na apresentação, que se trata de uma campanha que vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva cristã. Assim, a educação é compreendida não apenas como um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).

A Campanha da Fraternidade 2022 é inspirada no Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Pontífice apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada.

As Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte terão programação especial para a Campanha da Fraternidade. Confira:

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 – RENSE

5 de março de 2022 – CES Jesus Pão da Vida

14h – Chegada e ensaio para o Ofício (Equipe de Liturgia)

14h10 – Celebração de Abertura (Ofício Divino – Pastoral da Educação RENSE + Equipe de Liturgia)

14h40 – Acolhida + “7 Objetivos Específicos” elencados no Texto-base (Dom Mol e/ou Pe. Junior)

15h – Reflexão 1 (cap. “Discernir” do Texto-base: Pe. Júlio César Resende, assessor do Setor Educação da CNBB)

15h25 – Reações

15h40 – Intervalo/Lanche

15h55 – Momento cultural (música/poesia)

16h – Reflexão 2 (cap. “Agir” do Texto-base: 3 profissionais da educação. 8min cada)

16h25 – Reações

16h40 – Palavra final (Dom Mol e/ou Pe. Junior)

16h50 – Avisos (Elisa)

16h55 – Oração Final à N.S. Educadora (Equipe de Liturgia)

17h – Encerramento

* Evento em formato híbrido, com presença física e transmissão ao vivo pelos canais da RENSE: YouTube e Facebook – https://www.youtube.com/RegiaoEpiscopalNossaSenhoradaEsperança / @BhRense

Sábado, 5 de março | 14h30

CESAM

Rua Josué Menezes, 240

Gameleira – BH

Palestra: Fraternidade e Educação

Dra. Aleluia Heringer – Doutora em Educação (UFMG). Diretora Institucional SIC, mantenedora dos Colégios Santo Agostinho.

Presença de Dom Nivaldo

Sábado, 4 de abril

Encontro presencial sobre a Campanha da Fraternidade – local e horário a definir

Segunda, 7 de março