O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, refletiu com líderes e autoridades científicas as mudanças climáticas em curso, durante audiência temática, no Senado Federal, na manhã da sexta-feira, dia 10 de setembro. O encontro, na modalidade telepresencial, foi oportunidade para analisar os resultados apresentados em relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Para a audiência, conduzida pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Jaques Wagner, foram convidados a ativista ambiental sueca Greta Thunberg e especialistas internacionais: Sir David King, químico e assessor científico; Fiona Clouder, embaixadora da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021-COP26; Samela Sateré, ativista ambiental, estudante de biologia e apresentadora; e Marcelo Rocha, diretor executivo no Instituto Ayíka. O Painel Intergovernamental, que orientou as reflexões, destaca o aquecimento global de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e o aumento da emissão de gases de efeito estufa.
Durante a audiência, dom Walmor destacou a importância do Projeto de Lei Junho Verde, uma contribuição da CNBB, já aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados. “Continuamos a sonhar com o avanço do “Junho Verde”, para investirmos ainda mais nesse trabalho educativo de conscientização da sociedade brasileira, com urgências muito grandes”.
Assista, na íntegra, a participáção de dom Walmor na audiência sobre o relatório de mudanças climáticas: