Dom Walmor ordena bispo para a Diocese de Divinópolis

Milhares de fiéis acompanharam a ordenação episcopal de dom José Carlos Souza Campos, presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo no sábado, dia 25, na Catedral Metropolitana do Divino Espírito Santo, em Divinópolis (MG). A Diocese de Divinópolis pertence à Província Eclesiática da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Bispos, padres, religiosos e religiosas e autoridades acompanharam a celebração que teve como co-ordenantes o bispo de Duque de Caxias e São João do Meriti (RJ) dom Tarcísio Nascentes dos Santos e o bispo diocesano emérito, dom José Belvino do Nascimento.

Também estiveram presentes sacerdotes e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dom Wilson Luís Angotti Filho, dom João Justino de Medeiros Silva.

Na residência episcopal, os bispos participaram de uma coletiva de imprensa e depois seguiram à pé para a Catedral. No percurso, chuva, muitos fogos, banda de música e uma bonita festa acompanhada por centenas de fiéis.

Muito aplaudido, dom Walmor cumprimentou todos e falou sobre a felicidade de ver tantos fiéis nas ruas de Divinópolis com aplausos, sorrisos, palavras de boas-vindas, lágrimas, acenos e muitas demonstrações de alegria pela chegada de dom José Carlos. “Experimento no coração a grande alegria de ver como o povo desta diocese está feliz. Esta acolhida tão querida mostra que o senhor, monsenhor José Carlos, é desta Igreja, servidor. Pois o bispo que chega é o bispo que o povo quer. É por isso que Deus o enviou para este caminho bonito. Para ser o 5º bispo da amada Diocese de Divinópolis”.

Durante a homilia, o Arcebispo citou o lema episcopal “Com os olhos fitos em Jesus”, escolhido por dom José Carlos para a condução de seu ministério. E disse que o essencial na missão do bispo é conseguir ser um discípulo que, fixa os olhos em Cristo como autor e consumador de sua fé. Que olha nos olhos do Senhor, e inspira os outros a também estarem como Jesus. “Fixe seus os olhos em Cristo, monsenhor José Carlos, para conseguir se debruçar sobre as dores das pessoas. Para seguir uma vida simples e despretenciosa, alegre, cheia da proximidade do Espírito Santo de Deus”.

No final da ordenação, dom José Carlos presidiu sua primeira Missa como bispo diocesano de Divinópolis. Antes da bênção final, o novo bispo ressaltou que escolheu dom Walmor para ser seu ordenante, por amor. Uma referência ao lema episcopal do Arcebsipo: “Para curar os feridos no coração” (Is 61. 1b ). Dom Tarcísio foi escolhido pela esperança (lema: Salvos na esperança – Rm 8,24). E dom José Belvino, bispo que o ordenou diácono e sacerdote, foi escolhido pela fé (lema: Fé em Fé – Rm. 1,17).

Biografia

Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em 3 de janeiro de 1968, em Itaúna (MG). Entrou para o Seminário Diocesano de Divinópolis em 1983. Em Belo Horizonte, cursou filosofia e teologia. Foi ordenado sacerdote em 30 de maio de 1993.Cursou mestrado em teologia na  Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002.

Lema episcopal:  Com os olhos fitos em Jesus – “ASPICIENTES IN IESUM” (Salmo 25,15 )

A celebração teve tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e foi transmitida pela TV Candidés e dezenas de emissoras de Rádio de Divinópolis, Itaúna e região.

Imprensa:

– TV Globo