Dom Walmor Oliveira de Azevedo, nosso arcebispo, e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte estão reunidos para a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER) do Regional Leste 2. A Assembleia reúne além dos arcebispos e bispos, também os administradores diocesanos de Minas Gerais, até a manhã desta quinta-feira, 1º de junho, na Casa de Retiros Santíssima Trindade, em Belo Horizonte.
Durante a Assembleia, os participantes refletem sobre “A realidade antropológica e existencial do sacerdote na conjuntura histórica atual” e importantes pautas para a Igreja. Na oportunidade também ocorrerão as eleições para a presidência do CONSER, assim como para os bispos referenciais das Comissões Episcopais para o próximo quadriênio.
Na manhã desta quarta-feira, 31 de maio, as atividades foram iniciadas com Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Itabira e Coronel Fabriciano (MG), Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelo arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, e Mons. José Hamilton de Castro, bispo nomeado para Almenara (MG).
O clero iniciou as sessões de trabalho refletindo sobre as seguintes pautas: repasse das arquidioceses e dioceses ao Regional; TEIA – Tribunal Interdiocesano de apelação; Proposta para a Assembleia do mês de novembro; Prestação de contas da Visita Ad Limina Apostolorum; Relatório de atividades realizadas dos últimos quatro anos (2º semestre de 2019 a 1º semestre de 2023); Cartilha com esclarecimentos sobre questões sindicais, a votação para criar novas Comissões e informes em geral.
Já no período da tarde de hoje, devem ser realizadas as eleições para nova presidência do Regional Leste 2, composta por presidente, vice-presidente e secretário para os próximos quatro anos. As demais eleições para os bispos referenciais das Comissões Episcopais estão programadas para acontecer na manhã de quinta-feira, 1º de junho, após a Santa Missa de encerramento da Assembleia, que já será presidida pela nova presidência eleita.