Dom Walmor preside Reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano

Em sua primeira Reunião deste ano, 31 de janeiro, os integrantes do Conselho Pastoral Arquidiocesano (CPA) dedicaram-se à reflexão e a análise sobre os primeiros frutos das etapas do Sínodo para a Sinodalidade. A Reunião foi realizada no Convivium Emaús. Nosso arcebispo, dom Walmor, presidiu a abertura da Reunião recordando a importante convocação do Papa Francisco para a sinodalidade, explicando que este é um processo com dinâmica própria, enraizado na escuta. Dom Walmor exemplificou que podemos compreender o Sínodo como um grande iceberg, que vai se movendo, desde que empurrado por nós.

A reunião do Conselho Pastoral Arquidiocesano foi pautada também na reflexão e memória sobre os 12 desafios pastorais apresentados pela Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e síntese do documento de trabalho para a Etapa Continental do Sínodo. Reunido em grupos, o Conselho Pastoral refletiu sobre o momento atual e suas implicações na Ação Evangelizadora; sobre os desafios pastorais da Igreja na América Latina e Caribe, contribuindo com importantes sugestões para o trabalho missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte no novo ano pastoral que se inicia no horizonte de uma Igreja Sinodal.

Ao final da Reunião dom Walmor agradeceu o trabalho, o empenho e o conjunto de esforços dedicados a uma Igreja Sinodal: apesar das dificuldades e desafios caminhamos em direção a esse bonito horizonte que o Papa Francisco nos aponta.