Dom Walmor compartilha mensagem do Papa Francisco sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, compartilhou mensagem do Papa Francisco, dedicada à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE-2021), nnesta quarta-feira, 17 de fevereiro, durante Missas no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais e na Catedral Cristo Rei.

Antes de partilhar a mensagem do Papa Francisco, dom Walmor disse, durante a sua homilia, na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, que a Quaresma é “delicadeza de Deus”, oportunidade para todos se tornarem embaixadores de Cristo. Para ser embaixador de Cristo, dom Walmor explica que não se pode apegar a ideologias – a de gênero, “mas também as que atacam irmãos em gestos e palavras, em escritos, ofendendo a dignidade das pessoas, assentando-se em mentiras”. Dom Walmor explica que os embaixadores de Cristo são chamados a construir a unidade pela escuta do coração de Deus.

Celebração na Catedral Cristo Rei

Na parte da tarde, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi apresentada na Catedral Cristo Rei, em celebração presidida pelo Arcebispo. Pouco antes da Missa, o vigário episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Júlio Amaral, dedicou reflexão sobre o tema da CFE-2021, “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, inspirando-se no lema da Campanha – “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a).

Mensagem do Papa Francisco

Ao final das celebrações, dom Walmor leu a mensagem do Papa Francisco, em que o pontífice destaca a importância da Campanha da Fraternidade, compreendida pelo Pontífice como auxílio concreto na preparação para a Páscoa. Destacando a Campanha da Fraternidade Ecumênica, o Papa Francisco ressaltou a importância do diálogo e do ecumenismo, sublinhando que os cristãos têm o dever de serem os primeiros a dar exemplo, abertos ao diálogo ecumênico.

A seguir, leia a mensagem na íntegra