Dom Walmor celebra Missa e ministra conferência durante o 22º Encontro de Santuários do Brasil

No primeiro dia de programação do 22º Encontro de Santuários do Brasil, nesta terça-feira, 7 de março, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Celebração Eucarística na Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, e ministrou palestra sobre o tema central do Encontro,  Santuário: lugar de oração, cultura e serviço aos pobres. A Missa foi concelebrada pelo bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonadi, pelo padre João Batista, reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, os padres Fernando Nascimento e Carlos Antônio da Silva, do Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Dom Walmor falou sobre a força e a missão evangelizadora de cada Santuário, lembrando também da presença marcante dos leigos na história de cada lugar de peregrinação. Sobre a importância de se reunir reitores e representantes dos santuários de todo o país em um evento nacional, dom Walmor disse que, como centro de espiritualidade, de fé e de cuidado com os mais pobres, os santuários se beneficiam dessa troca de experiências, dos momentos de partilha e, sobretudo, se fortalecem. “Para nós é especial receber este grande evento, com representantes de quase 80 santuários de todo o país, neste ano em que celebramos 250 anos de fé e peregrinação a este santuário que é a casa da Padroeira de Minas Gerais“.

Sobre os desafios que os santuários vivenciam, o Arcebispo disse que existem peculiaridades e uma grande pluralidade cultural no Brasil que requerem diferentes formas de evangelização. “Nós precisamos investir e bem trabalhar para compreender os santuários como centro de evangelização, de cultura, de promoção social e humana, lugar de acolhimento, para que a Igreja encontre em cada santuário, do menor ao maior, uma grande força evangelizadora, com possibilidade de um diálogo mais amplo com a diversidade e a pluralidade da cultura contemporânea“.

O 22º Encontro de Santuários do Brasil reúne 120 representantes de quase 80 santuários do país,  entre os dias 6 e 10 de março, no Santuário Nossa Senhora da Piedade e no Hotel Tauá, em Caeté (MG).

Outras informações aqui.

– Matéria da TV Horizonte:

Imprensa:
TV Canção Nova