Dom Walmor ministra conferência sobre dom João Resende Costa – 30 de março

O arcebispo dom Walmor ministra a conferência “10 anos sem o acadêmico Dom João Resende Costa”, a trajetória do segundo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. Destaca os muitos frutos do trabalho missionário de dom João para a vida da Igreja, principalmente para a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom João foi nomeado arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Belo Horizonte em 1957, para ajudar dom Cabral, que se encontrava enfermo. Em seu ministério como arcebispo coadjutor, entre outras ações, dom João criou paróquias, inaugurou novos templos e concretizou, juridicamente, a Universidade Católica de Minas Gerais. Com o falecimento de dom Cabral, em 1967, foi nomeado arcebispo metropolitano e exerceu seu ministério até 1986, quando se tornou arcebispo emérito, após apresentar renúncia ao Papa João Paulo II, por completar 75 anos de idade. Dom João, no período em que foi arcebispo metropolitano, foi o responsável pela acolhida ao Papa João Paulo II na Capital Mineira, em 1980. Reestruturou a Arquidiocese de Belo Horizonte nas linhas do Concílio Vaticano II. Faleceu em 2007, aos 96 anos, em Belo Horizonte.

A conferência “10 anos sem o acadêmico Dom João Resende Costa” será no dia 30 de março, às 17h, na Academia Mineira de Letras (R. da Bahia, 1466, Centro). A entrada é gratuita.