Dom Walmor abençoa nova sede da Rensp durante Assembleia da Região

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo abençoou a nova sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp),  no bairro Concórdia. A bênção e a partilha de reflexões e oração antecederam a Assembleia do Clero da Região, que acolheu entre os temas principais do encontro, a sinodalidade na Igreja e na vida do presbítero.

Dom Walmor conduziu momento orante e partilhas com  sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e colaboradores da Rensp, ressaltando a importância da nova sede como instrumento para a Igreja servir mais e melhor. “Esta nova sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade é muito importante. Importante como lugar, como referência e como consolidação de um caminho – que é a identidade própria que nós procuramos promover em cada região”, disse o arcebispo. “A Arquidiocese de Belo Horizonte é ampla, complexa, extensa, e é muito importante valorizar cada região episcopal. Esse passo significa esta consolidação. Crescemos na sinodalidade: comunhão, participação e missão. Nós damos graças a Deus por isso”, agradeceu dom Walmor.

A nova sede da Rensp estava sob os cuidados da Paroquia Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa, onde funcionou o Centro Catequético padre Candinho. Há três anos foi revitalizada e a primeira parte das obras, agora, concluídas. “Temos quatro andares, com  340 metros quadrados e agradecemos a visão empreendedora do nosso arcebispo que nos incentivou a seguir em frente com as obras para a nova sede da Rensp”, lembrou dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar e referencial da Região, que presidiu a Assembleia do Clero. O prédio tem espaços amplos para acolhida, auditório, recepção, secretaria de pastoral, sala de agentes pastoral e conselho pastoral, distribuídos em quatro andares. Dom Geovane explicou que outros dois andares ainda serão revitalizados com a abertura de 11 salas dedicadas às foranias e no último andar, será a residência do bispo. A nova sede acolhe atividades presenciais, sem que a Região deixe de lado o uso da tecnologia, tão desenvolvido durante o tempo desafiador da pandemia.

Assembleia Episcopal

A Assembleia das regiões episcopais é oportunidade para reflexões inspiradas em relevantes temas, a exemplo da Assembleia Eclesial para a América Latina, com a escuta dos leigos e agentes de pastoral das paróquias; a catequese, a pastoral familiar, a ação social, o  Fórum da Pastoral Litúrgica e o Conselho Nacional dos leigos.  Na manhã desta quinta-feira a sinodalidade conduziu o encontro. “Estamos vivendo o sínodo para o bispos sobre a sinodalidade na Igreja. Em toda a nossa Arquidiocese, como na Igreja no mundo inteiro, estamos empenhados para viver a sinodalidade.  O que significa portanto nos fortalecer em uma participação maior e fazer crescer a nossa pertença como povo de Deus, para darmos conta de modo adequado da nossa missão”, refletiu dom Walmor durante a Assembleia da Rensp.

Rensp

A Rensp foi criada em 7 de setembro de 1986 e é composta por 11 foranias, 75 unidades pastorais sendo 68 paróquias, 2 áreas pastorais, 2 capelas curiais, 2 paróquias de rito oriental. Também integram a Região o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté; o Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu e o Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande, em Sabará.

As comunidades de fé estão localizadas nas cidades de Belo Horizonte, Caeté, Sabará, Santa Luzia, Taquaraçu de Minas, Nova União, Raposos, Nova Lima e Rio Acima.

Na sede da Cúria Regional são promovidos encontros de formação e de espiritualidade, reuniões e outras atividades pastorais.

Novo endereço da Rensp:

Rua Itararé, n. 573, bairro Concórdia, em Belo Horizonte.

Telefone: (31) 3317-4577 – das 9h às 12h e das 13h às 17h  – de segunda a sexta-feira